Insumos hospitalares registram aumentos acima de 600%

Publicado em: 01/12/2021 Por: Letícia Ferreira

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD realizou um levantamento no qual aponta a falta e o aumento abusivo de preços de materiais e medicamentos de uso dos serviços de saúde. De acordo com o setor de Suprimentos, foram identificados aumentos de mais de 600% em medicamentos hospitalares. 

Segundo o levantamento, entre janeiro de 2020 e outubro de 2021, medicamentos como Dexametasona 4mg/mL, anti-inflamatório a base de esteroides, o aumento chegou a 609,09%, conforme a última compra realizada em 29 de setembro. 

Outro medicamento citado pelo setor é Midazolam, nas dosagens de 50mg/10mL e 15mg/3mL, um dos principais sedativos usados na assistência aos pacientes durante tratamento da Covid-19. Entre o último ano e outubro de 2021, os preços sofreram um aumento de 583,38% e 406,79%, respectivamente. 

Uma ampola de 40mg de Omeprazol passou a custar 406,79% a mais. O Ondasetrona de 4mg/2mL, medicamento usado para pré quimioterapia e procedimentos cirúrgicos, aumentou 302,30% e o Docetaxel 80mg,  237,21%.

Os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, itens indispensáveis para a segurança dos profissionais da saúde e pacientes, também sofreram aumentos consideráveis, um exemplo, foram os aventais esterilizados que atingiram um valor de 223,4% a mais. 

O Gerente de Suprimentos do CSSJD, Adriano Luciano Ramos de Souza, destaca que a demanda, devido à Covid-19, por meses esteve acima da capacidade da produção. “Desde o início da pandemia, as matérias-primas, materiais hospitalares e medicamentos vêm sofrendo um aumento considerável. É muito difícil entender o que é abuso e o que é real. Tem sido um desafio equilibrar as contas da instituição e ainda sim, oferecer a melhor segurança em saúde para nossos clientes”, afirma. 

Já a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, explica que instabilidade dos preços dos insumos hospitalares colocam em risco o orçamento da instituição e aumenta consideravelmente suas despesas. “Desde o início da pandemia, não tem sido fácil equilibrar nosso estoque. Mas, seguimos firmes, buscando medicamentos similares e melhores preços do mercado, sempre assegurando a melhor assistência aos nossos pacientes”, frisa. 

O São João de Deus segue adaptando aos novos orçamentos do mercado, mantendo como seu principal valor o cliente como sempre do cuidado.