Publicado em: 14/07/2024 Por: Leticia Layla
O valor total estimado do projeto é superior a R$ 1,5 milhão.
É natural do ser humano, frequentemente, observar e dar mais atenção em melhorias que são visíveis em nosso cotidiano, enquanto aquilo que não é tão acessível, passa despercebido aos nossos olhos. No entanto, o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, sempre preocupado com a segurança de nossos pacientes, acompanhantes, visitantes, médicos e colaboradores, está realizando a troca de toda fiação elétrica do Prédio 01, que possui quase 60 anos de existência com atividades ininterruptas, preparando a instituição para um futuro mais sustentável e eficiente.
O projeto tem por objetivo refazer o trajeto da infraestrutura elétrica do Prédio 01, instalar novos quadros de distribuições setoriais e substituir as proteções de mais de 1200 quilowatts de potência instalados na edificação. Além disso, a ação melhora a qualidade da energia entregue para os equipamentos, o que colabora com o melhor funcionamento e maior tempo de vida útil das tecnologias.
A execução do projeto foi dividida em quatro etapas, com a segunda e terceira fases atualmente em andamento. O valor total estimado do projeto é superior a R$ 1,5 milhão.
A substituição dos cabos beneficiará os seguintes setores:
- UTI Infantil;
- Maternidade 01 e 02;
- Farmácia Central;
- Banco de Sangue;
- Capela;
- Setores Administrativos do Prédio 01;
- Setor 02 (Maternidade 1);
- Setor 04 (Setor clínico SUS);
- Setor 05 (Pediatria);
- Setor 06 (Setor de Internação Cirúrgico SUS).
Além disso, o projeto minimiza consideravelmente os riscos provenientes ao manter os circuitos antigos em funcionamento como:
- curto circuito;
- incêndio;
- falha na alimentação elétrica de setores críticos;
- acidentes envolvendo manobras técnicas,
- maior consumo de energia decorrente de perdas elétricas;
- maior custo e tempo para reparo em manutenções corretivas;
- o não atendimento às legislações vigentes para projetos elétricos.
Luana Resende Fiore, Gerente de Infraestrutura do CSSJD, explicou mais sobre este projeto. “Estamos redesenhando a infraestrutura elétrica do Complexo de Saúde São João de Deus para garantir maior segurança e eficiência energética. Toda alimentação agora será direta da subestação, com os painéis localizados estrategicamente em cada setor. Estamos substituindo a fiação antiga por uma nova, desde o painel geral até os pontos de uso nos quartos. Essas mudanças garantirão não apenas a segurança elétrica, mas também possibilitará o desenvolvimento de projetos luminotécnicos mais modernos e que garantem mais conforto e qualidade do serviço prestado em todas as áreas do hospital”, salientou.
O Coordenador da Engenharia Clínica, Washington Simões, falou como foi desenvolvido o projeto. “Desde 2018, as Engenharias do CSSJD vêm avaliando, planejando e projetando melhorias para a infraestrutura elétrica, de forma a gerar o menor impacto financeiro e assistencial na instituição. Durante esse tempo, pesquisas de mercado para aperfeiçoar os custos de execução e compra de materiais foram feitos e validadas pelas equipes de Engenharia Predial e Clínica do Complexo”, enfatizou.
A Diretora Executiva – CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, pontuou sobre o que está faltando para a finalização do projeto. “Atualmente, a única exceção que ainda não foi feita, mas que já está no projeto aguardando simplesmente a liberação por parte da Vigilância Sanitária do Estado (VISA–MG), é a troca da fiação dos setores SUS, que existe desde 1962 e precisam ser substituídos para garantir ainda mais segurança para todos os nossos clientes e colaboradores. Dessa forma, seguimos no aguardo da liberação por parte da VISA para que esse investimento seja realizado e a segurança seja ainda mais garantida em nossa instituição”, frisou.
Além disso, Elis Regina explica em sua fala que o prédio 1 não representa um risco elétrico para ninguém e pontua sobre qual ato essa ação trará. “A Vigilância Sanitária requer que a instituição se ajuste para estar em conformidade com todas as legislações modernas, o que não incorre em riscos para os pacientes, mas apenas em uma única e exclusivamente adequação regulatória. No entanto, ao fazer essa restruturação, o Complexo de Saúde São João de Deus perderá 49 leitos, o que é inviável, considerando a alta taxa de ocupação de nosso hospital e a crise de saúde vivida por todos nós recentemente. Por isso aguardamos o retorno da VISA, para que possamos nos regularizar de forma a não gerar quaisquer efeitos prejudiciais aos nossos atendimentos, pois apesar de não ser uma obra visível a todos, essa ação está diretamente alinhada aos nossos valores de priorizar a segurança do paciente e de nossa instituição”, enfatizou.
O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, falou sobre a importância da ação com foco na economia e segurança. “Realizar a substituição da alimentação elétrica é motivo de muita alegria e comemoração para nós. O projeto é fundamental para gerar qualidade no uso das tecnologias, segurança para colaboradores e pacientes. A nova infraestrutura também colabora para a redução do custo financeiro, antes gerado pelas perdas elétricas causadas por dispositivos antigos e ultrapassados”, finalizou.
A realização desta substituição da parte elétrica do Complexo de Saúde reitera a responsabilidade da instituição em garantir a segurança de todos. Além disso, a ação vai ao encontro do propósito do CSSJD em “Cuidar com excelência do maior valor: a vida humana”!