HSJD recebe melhorias com projeto “Hospitais Iluminação”

Publicado em: 29/09/2016 Atualizado em: 29/09/2016 Por: Martielly Raissa

Durante o mês de julho, o Hospital São João de Deus recebeu vários profissionais da CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais, que atuaram na melhoria da iluminação dos setores e redução de custos na conta de energia elétrica do hospital.

 A ação fez parte do projeto “Hospitais Iluminação” que prevê a substituição de lâmpadas, reatores e luminárias ineficientes por sistemas modernos que utilizam reatores eletrônicos e que possuem uma potência 90% inferior aos eletromagnéticos que são utilizados atualmente. As novas luminárias possuem películas reflexivas que aumentam o índice de iluminamento, associadas às lâmpadas de alta performance.

Para realizar a ação foram substituídas lâmpadas e luminárias de todos os setores e corredores do HSJD, gerando uma redução de 20% do valor gasto com iluminação. De acordo com a engenheira civil do HSJD, Luana Micheli Fiori, as melhorias custaram em torno de R$ 150 mil, valor este que foi pago pela CEMIG. “Todos os locais onde tínhamos lâmpadas de 20 volts substituímos por outras de 16 e onde tínhamos lâmpadas de 40 volts passamos para 32. Com isso, em um mês conseguimos obter uma economia de 4,8 quilowatts/hora, gerando uma redução de custo em torno de oito mil reais . Sem falar também no ganho que nós tivemos com as luminárias, que agora possuem um espelho com refletância maior”, explica a engenheira.

Questionada sobre a vantagem do investimento para a Companhia Energética, Luana explicou que a empresa tem um custo para o fornecimento de energia elétrica para a instituição. Desta forma, quanto mais se consome, maior será o custo para a CEMIG. “A vantagem é que também reduz a energia que eles nos oferecem, possibilitando a eles atender toda a demanda do bairro”.

Uma outra fase do projeto deve ser aplicada nos próximos dois anos no HSJD. Desta vez, a intenção é substituir as atuais lâmpadas fluorescentes por LED's. “Assim que os testes da CEMIG forem realizados e tiverem a eficiência das lâmpadas LED's comprovadas, a Companhia nos encaminhará o produto para a substituição. Assim, o nosso consumo vai cair pela metade, já que a lâmpada de LED consegue chegar quase a 50% de economia em relação a fluorescente. Paralelo a isso nós vamos trabalhar substituindo as lâmpadas queimadas por outras de LED, uma vez que as luminárias que foram instaladas são compatíveis para a instalação destas lâmpadas”, revela Luana.

Esta não é a primeira vez que o HSJD recebe melhorias em sua rede de energia elétrica. A última ocorreu em 2013, quando houve melhorias na rede com a troca dos transformadores. Mesmo com a economia estimada de oito mil é muito importante que os colaboradores também façam a sua parte, evitando o uso da energia elétrica de forma desnecessária. Por isso deve-se evitar manter as luzes acessas durante o dia para que se possa obter uma economia ainda maior na conta de energia do hospital. Lembre-se! Com pequenos gestos de cada um, podemos fazer uma grande diferença!