HSJD realiza “7º Arraiá Nefronina”

Publicado em: 05/07/2017 Atualizado em: 20/07/2017 Por: Isadora Santana

O evento faz parte do projeto “NefroMais”, criado pelos colaboradores em 2009, que visa levar mais informação e integração para os pacientes em tratamento dialítico e seus acompanhantes

A Unidade de Nefrologia do Hospital São João de Deus realizou nos dias 12 e 13 de julho, uma de suas tradicionais festas e que já faz parte do calendário anual de eventos. Pelo sétimo ano consecutivo, a tão aguardada “Arraiá Nefronina” promoveu mais uma vez a integração entre pacientes que passam por um tratamento de hemodiálise, médicos e colaboradores do setor.

A confraternização este ano trouxe uma novidade. Antes realizada somente no período matutino, a festividade desta vez foi estendida ao período vespertino para que todos os pacientes pudessem participar. Dessa forma, a festa ocorreu no pátio da Nefrologia de 09h30min. às 10h30min. e de 15h30min. às 16h30min.

Para a realização da festa, toda a equipe da Unidade de Nefrologia se mobilizou para oferecer um arraial completo, com direito ao famoso “Casamento na Roça”, música ao vivo e claro, muita comida típica. Já as tradicionais receitas juninas foram adaptadas de acordo com a dieta dos pacientes em tratamento, afinal, a alimentação controlada para estes pacientes é essencial para o sucesso do tratamento.

De acordo com Priscila Helena Ferreira Silva, supervisora administrativa da Unidade, o evento foi um sucesso graças ao trabalho de toda a equipe envolvida. “Todos tiveram sua parcela de contribuição para que a Nefronina fosse realizada. Pudemos contar também com os Doutores Palhaços no período da tarde, que ajudaram os pacientes e acompanhantes a se desinibirem, já que estavam tímidos. Além disso, este ano ficamos muito satisfeitos pois conseguimos atender a todos os turnos”.

O momento mais aguardado, o “Casamento na Roça”, é coordenado por um grupo de teatro formado por colaboradores. A peça, segundo Eloísa Ferreira da Silva, técnica de enfermagem e uma das organizadoras do casamento na roça, foge do convencional e traz muita diversão. “Fomos convidados em 2014 para fazer a peça e desde então se tornou tradição. Os pacientes sempre nos perguntam das novidades, porque eles gostam muito, já que trazemos um lado cômico para a encenação. Misturamos assuntos antigos com temas atuais, as roupas fogem do tradicional da festa junina e por isso é sempre muito aguardado. Além disso, temos o maior prazer de apresentar porque também nos divertimos ao mesmo tempo em que levamos alegria para aqueles que nos assistem”, contou.

O divinopolitano Allex Carlos de Freitas é paciente renal crônico há 2 anos e seis meses. Em 2016 ele participou atuando junto ao grupo de teatro, mas este ano ele preferiu participar nos bastidores. “No meu primeiro dia de Hemodiálise eles estavam fazendo a festa e eu adorei. Eu gosto da Nefronina porque saímos da rotina, os médicos interagem mais conosco e nos divertimos muito, sem contar na comida que é adaptada para a nossa condição e deliciosa!”.

A Nefronina faz parte do projeto “NefroMais”, criado pelos colaboradores em 2009, que visa levar mais informação e integração para os pacientes em tratamento dialítico e seus acompanhantes. Os eventos que fazem parte do projeto são organizados por toda equipe multiprofissional da Unidade e tem como objeto principal contribuir para melhora da qualidade de vida dos nossos clientes. Dentre as atividades desenvolvidas ao longo do ano destacam-se as palestras e orientações gerais acerca do tratamento, distribuição de brindes em datas festivas e comemorações diversas em datas especiais.