HSJD promove II° Fórum de Medicina Legal e Criminologia do Centro-Oeste de Minas

Publicado em: 22/05/2017 Atualizado em: 22/05/2017 Por: Martielly Raissa

O evento ocorreu no dia 18 de maio, no JB Palace Hotel - Divinópolis, e teve como público-alvo estudantes e profissionais das áreas jurídica e ciências humanas.

O Hospital São João de Deus por meio da Mobilização de Recursos promoveu o II Fórum de Medicina Legal e Criminologia do Centro Oeste de Minas. O evento ocorreu no dia 18 de maio, no JB Palace Hotel - Divinópolis, e teve como público-alvo estudantes e profissionais das áreas jurídica e ciências humanas. Neste ano foram tratados três temas da atualidade que são os mais comentados e debatidos nas melhores universidades do país: “Análise de uma mente perigosa”, “Violência sexual e investigação criminal” e “Perícia Criminal: Processo Pericial e Análise da Cena Criminal”.

Com organização e supervisão de Renato Ferreira, coordenador do setor de Mobilização de Recursos, a proposta do evento foi de agregar valores ao conhecimento e integrar as redes afins e demais participantes que se interessam pelos assuntos abordados, devido à carência de atividades de debates relacionadas aos temas propostos.

“Fizemos uma pesquisa principalmente com alunos das áreas relacionadas, que sugeriram temas relevantes e atuais de acordo com a realidade do momento. Hoje estamos vivemos um período violento, tanto pela crise quanto pelas dificuldades, de um ser humano mais agressivo em suas atitudes e comportamentos. A Dra. Luana Curi fez uma análise da mente perigosa, onde os valores da vida torna-se uma vertente importante na atualidade. Violência sexual é um tema super em alta, tanto em Divinópolis quanto na região Centro-Oeste, e o assunto foi tratado sobre o processo de investigação criminal que a Polícia Civil realiza. E principalmente para as pessoas da área jurídica, a Dra. Paula Lamounier falou sobre o processo pericial e a análise da cena do crime, ensinando os procedimentos de como acionar a Polícia Civil, a fazer toda essa abordagem, desde a cena do crime até o processo final quando é encaminhado para o Instituto Médico Legal”, explicou Renato.

O encontro contou com a presença de convidados especialistas que compuseram a mesa, como a psicóloga, neuropsicóloga, diretora pedagógica da Universidade de Teologia, Dra. Luana Curi, que abordou o tema: Psicopatas: Análise de uma mente perigosa. A perita criminal da Polícia Civil, Dra. Paula Lamounier que tratou sobre a 'Perícia Criminal: Processo pericial e análise da cena do crime' e Renato Ferreira, que é professor de Medicina Legal e Psicologia Jurídica, especialista em Direito Penal e Perito em Análise do Perfil Criminoso.

O HSJD agradece aos apoiadores, patrocinadores e parceiros, Reino Empreendimentos,  Cedro Seguros, Dr. Laser e Boutique do Livro que contribuíram para tornar o encontro uma realidade. A Instituição continuará promovendo outros eventos científicos levando conhecimento e ampliando novos horizontes, fazendo deste novo tempo vivido pelo Hospital São João de Deus, um novo tempo também para o ensino e pesquisa para Divinópolis e demais 53 cidades que compreendem a nossa Região Assistencial Ampliada Oeste.