HSJD investe na segurança de pacientes internados

Publicado em: 31/03/2017 Por: Isadora Santana

O hospital investiu na compra de um novo equipamento que imprime em uma pulseira os dados dos pacientes, assegurando desta forma a correta medicação, cirurgia e procedimentos durante todo o período de internação.

Pensando na segurança de seus usuários, na qualidade de atendimento e ainda contribuindo para os trabalhos da equipe assistencial, o Hospital São João de Deus investiu recentemente em um novo equipamento que imprime em uma pulseira os dados dos pacientes. As informações serão impressas no material no ato da internação e em seguida será colocada no pulso do paciente, tendo sua retirada apenas no momento em que ocorrer a sua alta, assegurando desta forma a correta medicação, cirurgia e procedimentos durante todo o período de internação daquele paciente. Os dados presentes no material são: nome completo, data de nascimento, setor e horário da internação, além de possuir um código de barras com o registro do paciente.

De acordo com Karina Vilela, supervisora de atendimento, as novas pulseiras visam garantir a segurança do paciente durante a internação e os profissionais da saúde ainda terão acesso rápido aos dados pessoais dos internados em uma situação emergencial. “Anteriormente era usada uma pulseira que preenchíamos manualmente e não ficava muito legível. Durante a internação do paciente, como se usa muito álcool, muito hidratante, os dados contidos descoloriam e manchavam, então perdíamos a qualidade e as informações. Já com a atual pulseira isso não acontece, porque o material é digitalizado e integrado ao sistema. A qualidade de impressão é bem melhor, além de ser um material padronizado”, explica a supervisora.

A nova tecnologia desenvolvida para a impressão de pulseiras de identificação permite que os colaboradores processem rapidamente a admissão de pacientes sem trocar a mídia da impressora. Ela também elimina o desperdício, imprimindo somente a quantidade necessária de pulseiras.