HSJD e Faculdade Pitágoras promovem evento para discussão sobre doação de órgãos

Publicado em: 29/09/2017 Atualizado em: 04/10/2017 Por: Isadora Santana

Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), houve um crescimento na taxa de doadores de órgãos no Brasil, subindo de 14,6 pessoas por milhão de habitantes para 16,2 no primeiro semestre deste ano.

Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos destacando o papel de determinados profissionais da saúde e do direito, para a realização da doação, o Hospital São João de Deus em parceria com a Faculdade Pitágoras realizou no dia 28 de setembro, quinta-feira, às 19 horas, no auditório da faculdade a Mesa Redonda: "A atuação dos profissionais da saúde e do direito, nos processos de doação de órgãos".

O evento contou com a participação da Médica Cirurgiã Torácica e Coordenadora da CIHDOTT - Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, Dr ª Ana Paula Coimbra Israel, Médica Especialista em Neurocirurgia pela SBN - Sociedade Brasileira de Neurologia ; Dr. Guilherme de Sousa Baptista; o Advogado Civilista Dr. Felipe Batracke Patrício Ribeiro; a Psicóloga Clínica da CIHDOTT; Cláudia Geralda Graciano e a Enfermeira Supervisora, Elaine Cristina da Silva Fonte Boa.

Os convidados tiveram a oportunidade de esclarecer diversas dúvidas no que se refere ao tema e ampliar seus conhecimentos para otimização de sua profissão. O evento foi gratuito e aberto a toda comunidade interessada na discussão do tema, não sendo necessária a inscrição antecipada.

A CIHDOTT NO HSJD

O Hospital São João de Deus é o único da região a possuir uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT, que desde o ano 2001 é a responsável por realizar a abordagem dos familiares para saber sobre o desejo do paciente falecido em doar seus órgãos e tecidos, além de promover campanhas de conscientização sobre a importância de ser um doador.

De acordo com dados emitidos pela Comissão, em parceria com o MG Transplantes, a equipe do HSJD registrou até o dia 31 de agosto, 13 doadores de múltiplos órgãos e 44 doadores de pares de córneas somente neste ano de 2017.

Composta por uma coordenadora (Dr ª. Ana Paula Coimbra Israel), uma psicóloga (Cláudia Geralda Graciano) e uma enfermeira (Elaine Cristina Silva), atualmente a CIHDOTT é capacitada e preparada para atender todos os casos que envolvem potenciais doadores de órgãos na instituição.

NÚMEROS NO PAÍS

No ano anterior, em todo o Brasil, foram registrados 24.958 transplantes de órgãos incluindo coração, fígado, pulmão, rins, pâncreas, tecidos oculares como córneas e células, tais como medula óssea. Minas Gerais ficou responsável por 1.939 destes procedimentos. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), houve um crescimento na taxa de doadores de órgãos no Brasil, subindo de 14,6 pessoas por milhão de habitantes para 16,2 no primeiro semestre deste ano.

A expansão atingiu 11,8%, o que leva o país a ficar bem próximo da meta prevista para este ano de 16,5 doadores efetivos por milhão de habitantes. No entanto, atualmente, de cada 100 famílias, 43 se recusam a fazer a doação. Em consequência deste fato, um estudo publicado pela Central Nacional de Doação de Órgãos, consta que no Brasil, até junho de 2017 mais de 33 mil pessoas esperavam por um transplante, sendo o rim o órgão com maior número de pacientes na lista, chegando a mais de 20 mil pacientes ativos aguardando um transplante.

O Hospital São João de Deus e a sua equipe da CIHDOTT trabalham para orientar e incentivar a doação de órgãos e tecidos, gesto que pode salvar várias vidas. Em apoio à campanha “Setembro Verde”, abrace você também essa causa, converse com a sua família, demonstre seu desejo. Participe conosco deste evento. Doe órgãos, salve vidas!