Hospital do Câncer de Divinópolis: há 20 anos, o melhor local para tratamento do câncer da região Centro-Oeste de Minas

Publicado em: 07/12/2021 Atualizado em: 07/12/2021 Por: Letícia Ferreira

Para celebrar a data, representantes do CSSJD e da ACCCOM cantaram parabéns para a Unidade

No dia 06 de dezembro de 2001 era inaugurado o Hospital do Câncer, concretizando um grande sonho da região. Construído pela Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas – ACCCOM, através da solidariedade dos doadores, e entregue para administração ao nosso Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD. 

Nessa segunda-feira, dia 06 de dezembro, para comemorar a data, os representantes do CSSJD, a Diretora Presidente, Elis Regina Guimarães, e o Diretor Administrativo Jurídico, André Waller, juntamente com os da ACCCOM, o Presidente Voluntário, Wilson Martins de Freitas, o Gerente Geral, Igor Fernando Oliveira e o ex-presidente Voluntário, Leides Nogueira, além de dezenas de pacientes cantaram parabéns pelos 20 anos da instituição.
 
Hoje, a unidade possui quase 5 mil m² e se tornou referência no tratamento oncológico para mais de 1,3 milhão de habitantes da Macrorregião Oeste. Neste ano, mais uma vez em parceria com a ACCCOM, inauguramos a Ala de Oncopediatria, oferecendo aos pacientes pediátricos um ambiente lúdico e totalmente equipado para realizar a quimioterapia, e mais recentemente, a radioterapia. 

Em duas décadas fizemos parte da história de milhares de pacientes. Com o melhor Corpo Clínico e a melhor infraestrutura, somente neste ano, de janeiro a outubro, foram realizados mais de 53.900 procedimentos oncológicos na instituição, incluindo cirurgias oncológicas. 

Para a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, a parceria entre o São João de Deus e a ACCCOM é fundamental para o fortalecimento e crescimento do Hospital do Câncer. “Realizamos tantos sonhos e ainda temos tantos outros para realizar, mas com certeza o melhor presente para estes 20 anos foi a inauguração da ala oncopediátrica. Finalmente podemos cuidar das nossas crianças aqui. Obrigada ACCCOM por nos ajudar a realizar esse sonho”, declarou. 

Para 2022, o CSSJD se une mais uma vez com a ACCCOM na ampliação do Hospital do Câncer que suprirá a assistência da região, passando de 28 para 75 leitos de internação, 25 leitos pediátricos e um Centro de Terapia Intensiva – CTI, com 10 leitos, além de preparar a estrutura para receber mais um bunker de radioterapia. “Nós também estamos em busca da qualificação no Programa de Residência Oncológica, o que fará com que nosso Hospital do Câncer deixe de ser uma unidade e passe a ser reconhecido como Centro de Assistência de Alta Complexidade”, destacou Elis Regina. 

O caminho de sucesso trilhado pelo Complexo de Saúde São João de Deus e pela ACCCOM contou com o apoio incondicional da população que esteve ao lado das instituições, contribuindo, através de doações, para as duas décadas de sucesso no combate ao Câncer.