Hospital do Câncer comemora 22 anos de história ao lado de médicos, colaboradores, voluntários e pacientes

Publicado em: 07/12/2023 Por: Joao Pedro

Para celebrar a data, representantes do CSSJD, ACOM e pacientes cantaram parabéns para a Unidade.

Na tarde da última quarta-feira, 06 de dezembro, foi realizada uma cerimônia simbólica na entrada principal do Hospital do Câncer do Complexo de Saúde São João de Deus, em comemoração aos 22 anos da unidade. Inaugurado em 2001, inicialmente com 1500 m², o Hospital do Câncer é atualmente o terceiro maior hospital desta especialidade em número de atendimentos em Minas Gerais, com uma média de 200 mil por ano e o segundo maior do estado em Cirurgias Oncológicas.

Presente no evento, o Diretor Administrativo do CSSJD, Amarildo Sousa, destacou em seu discurso, a excelência dos atendimentos no Hospital do Câncer, que é marca registrada entre os seus pacientes. “Eu acredito que a sociedade apoia e recorre a este hospital, que é o terceiro maior em quimioterapia e radioterapia do Estado de Minas Gerais, por causa da excelência do Corpo Clínico e todos os funcionários. Para além disso, preciso falar da emoção que é participar de um momento como este. Nós, que ficamos lá no administrativo, temos muito conhecimento de números e sabemos como é o volume de atendimentos que acontecem aqui. Mas não podemos perder o que vem do coração! Também destaco, através de um parente que eu acompanhei de perto o tratamento feito pelo Complexo de Saúde São João de Deus e ACOM. Eu conheço o coração das pessoas que aqui trabalham e vi isso traduzido no atendimento de uma pessoa muito querida, que teve o tratamento aqui, do início ao fim. Quando alguém adentra esse hospital, há a expectativa da finitude, mas é uma finitude com dignidade e carinho”, disse Amarildo. 

Já o Diretor Presidente, André Waller, destacou o seu orgulho em poder fazer parte das comemoraões dos 22 anos do Hospital do Câncer e destacou a parceria de sucesso com os médicos e a ACOM! "Aproveito para parabenizar aos fundadores deste projeto, em nome do Dr. Roney Márcio Quirino, Médico Oncologista, que sonharam em suprir os atendimentos no Centro-Oeste de Minas que naquela época sofria com o vazio assistencial na região e hoje, podem ver mais do que nunca, uma instituição grandiosa, que está próxima de ser ampliada, se consolidando ainda mais como referência para todo o Estado. Cumprimento também à ACOM, em nome do Presidente Voluntário, Coronel Marcelo Castro, e do Gerente Geral, Igor Fernando, e reitero o compromisso da diretoria do Complexo de Saúde São João de Deus, em fazer com que este hospital cresça mais, podendo suprir as demandas que ainda precisam ser atendidas. Claro, sempre com o apoio dispensado por nossa grande parceira, a ACOM”, disse.

Para o Gerente Geral da ACOM, Igor Fernando, membro da instituição há 18 anos, o Hospital do Câncer projeta para o futuro uma grandiosa expansão, que já tem um projeto arquitetônico desenhado e validado pelas duas instituições e que vai trazer muito mais segurança para os pacientes e equipe médica. "Agora estamos na fase de aprovação dos órgãos de regulamentação e assim que toda essa parte burocrática for concluída, será iniciado um planejamento que possibilite o começo das obras sem criar gargalos nos atendimentos”, contou.

Após a ampliação, o Hospital do Câncer passará a contar com 170 leitos, 142 a mais do que está disponível hoje, sendo 25 deles destinados ao tratamento Oncopediátrico. Serão construídos novos espaços como área de descanso para os médicos e salas para ministração de medicamentos, aumentando a segurança para o Corpo Clínico e pacientes. Essas novas instalações se juntam a outras conquistas recentes, como o Acelerador Linear, articulado pela Diretora de Finanças do PT, Gleide Andrade, que vai diminuir o tempo da sessão de radioterapia e aumentar o número de atendimentos.

Encerrando as comemorações, representando todo o Corpo Clínico, Dr. Eliseu Albertin comemorou mais um ano de atendimentos e relembrou aqueles que deram origem ao projeto. “Eu tenho a grata satisfação de estar aqui desde a inauguração. Essa é uma obra que começou e que não tem fim. Tenho certeza que neste período todo evoluímos e estamos tendo cada vez mais sucesso e respostas nos tratamentos. Precisamos também nos lembrar dos primeiros médicos que deram origem a esta obra, Dr. Roney e Dr. Eduardo, que implantaram este serviço que era restrito à capital. Hoje nós temos mais um sonho, que é a ampliação do serviço, um prédio moderno que vai trazer mais conforto aos pacientes que aqui passarem”, contou.

Para Maria Aparecida da Silva, irmã de um paciente que passou por tratamento, os cuidados ofertados a ele foi exemplar. "Ele era especial e teve a melhor assistência disponível durante o seu tratamento. Fizeram o que podiam por ele! Sou muito grata à equipe do Hospital do Câncer, a todos os profissionais que trataram ele como uma pessoa da família", relatou. 

Hoje o Complexo de Saúde São João de Deus e a Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas celebram juntas a realização de um sonho que rende grandes frutos. Além da excelência nos atendimentos, buscamos sempre oferecer um acolhimento humanizado, que atenda de forma integral a cada paciente que passa por tratamento.