Gestores do CSSJD participam de capacitação do Projeto Lean nas Emergências, patrocinado pelo Ministério da Saúde

Publicado em: 21/02/2025 Por: Michele Oliveira

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, gestores do CSSJD participaram do GAPE – Gestão de Alta Performance, do Projeto Lean nas Emergências, em São Paulo

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, gestores do Complexo de Saúde São João de Deus participaram do GAPE – Gestão de Alta Performance, do Projeto Lean nas Emergências, em São Paulo. O evento reuniu hospitais de todo o país para a troca de experiências e aprimoramento do fluxo de funcionamento nos serviços de urgência e emergência, propondo dinâmicas e debatendo soluções.

O Projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde - MS, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS - Proadi/SUS, que tem como objetivo reduzir os riscos à saúde de pacientes e profissionais dos setores de urgência e emergência, aumentando a oferta de serviços através da otimização dos fluxos de atendimento. O Complexo de Saúde São João de Deus foi um dos poucos hospitais do país agraciados com o programa.

O Diretor Administrativo do CSSJD, Amarildo Sousa, a Diretora Executiva - CEO, Elis Regina Guimarães, o Gerente de Planejamento e Qualidade, Rainério Rodrigues Fontes, o Gerente de Urgência e Emergência, Cícero Luiz da Silva Freitas e o Gerente do Núcleo Interno de Regulação - NIR, Roberth Felippe de Sousa representaram o CSSJD no evento, que teve todas as despesas custeadas pelo Proadi/SUS.

O Diretor Administrativo, Amarildo de Sousa ressaltou a importância da participação do CSSJD no projeto. ”O Projeto Lean nas Emergências é um marco para o CSSJD, elevando a qualidade e a agilidade no atendimento em momentos críticos. Com a capacitação da equipe e protocolos eficientes, reforçamos nosso compromisso com a excelência e a segurança dos pacientes. Essa iniciativa não só salva vidas, mas também fortalece nossa missão de oferecer um cuidado humanizado e de alta performance”, destacou.

Para a Diretora CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, a participação no evento é uma oportunidade para fortalecer a qualidade da assistência. “Muito se fala sobre as filas das cirurgias eletivas. O que não se percebe é a situação crítica dos prontos socorros de todo o país. Esse programa traz ferramentas e mudança de estrutura física para que o fluxo dos pacientes seja mais rápido, mais centrado no paciente e com maior agilidade no desfecho, de alta ou internação, mas também no fluxo dos exames e medicações.  Foi uma experiência única e é importante informar que a reforma prevista para o Pronto Atendimento do Complexo de Saúde São João de Deus já prevê esse espaço para atendimento dos pacientes de menor complexidade nos horários de pico. Com certeza, importantes melhorias acontecerão no nosso complexo”, completou.

Para o Diretor Presidente do Complexo de Saúde São João de Deus, André Waller, o Projeto Lean apresenta uma metodologia de análise que vai desde a porta de entrada até a porta de saída dos pacientes da rede de urgência e emergência, aplicando ações que efetivamente geraram resultados.  “Comprometidos com a qualidade e a humanização no atendimento aos pacientes, os nossos profissionais participaram de mais uma etapa da implantação do Projeto Lean nas Emergências em nossa instituição, com a capacitação em Gestão de Alta Performance – GAPE. Estamos em constante busca de metodologias eficientes que contribuam para um atendimento mais ágil e seguro aos nossos pacientes, como é o caso do projeto Lean nas Emergências, em que temos a oportunidade de receber em nossa instituição consultores designados pelo Hospital Sírio-Libanês, um dos maiores hospitais do país", destacou.
 
O lançamento oficial do Projeto Lean no Complexo de Saúde foi realizado no dia 6 de novembro de 2024. 

Ao implantar práticas de gestão como esta, o CSSJD se compromete com uma melhoria contínua, impactando diretamente a experiência dos pacientes, fortalecendo ainda mais o propósito da instituição de “cuidar com excelência do maior valor: a vida humana”!