Publicado em: 30/04/2025 Por: Vítor Gabriel Rodrigues
Fernando Freitas após a sua dissertação de mestrado.
Fernanda de Freitas Ferreira concluiu o seu Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial pela Universidade Federal Fluminense
Elevando o padrão técnico-científico da instituição, a Gerente de Nefrologia e Hemodinâmica do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), Fernanda de Freitas Ferreira, concluiu o seu Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial pela Universidade Federal Fluminense, representando um marco em sua trajetória profissional e incentivando os demais colaboradores do hospital ao desenvolvimento.
A presença de profissionais com formação stricto sensu em cargos de liderança contribuem diretamente com uma gestão hospitalar de qualidade, levando evidências científicas, visão crítica e uma capacidade de inovação para as tomadas de decisões, qualificando os processos assistenciais.
Em sua dissertação de mestrado, Fernanda abordou a criação de um instrumento de rotina voltado à prática da enfermagem na assistência ao paciente com doença renal crônica terminal em hemodiálise, com o objetivo de proporcionar ao enfermeiro um recurso prático e direcionado que facilite o desenvolvimento de suas atividades diárias, tendo em vista a necessidade de organizar e sistematizar o cuidado.
Ao estruturar o processo de enfermagem com base na ‘’Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta e na CIPE®’’, o instrumento construído busca aumentar a segurança do paciente, reduzir a ocorrência de intercorrências clínicas e qualificar a assistência prestada. Além disso, promove maior foco na individualização do cuidado, otimizando o tempo e os recursos da equipe, sem perder de vista a integralidade da atenção.
A realização do curso de ultrassom intravascular representa um importante avanço para o Complexo de Saúde São João de Deus, pois fortalece diretamente a qualidade assistencial ofertada, promovendo maior precisão diagnóstica e terapêutica nos procedimentos hemodinâmicos.
Segundo Fernanda Freitas, a conclusão da especialização desenvolve, ainda mais, a gestão dos processos e a excelência do cuidado. ‘’O mestrado profissional representou um marco fundamental em minha trajetória como gerente do corpo hospitalar do Cssjd, contribuindo significativamente para o fortalecimento de minhas competências técnicas, gerenciais e assistenciais. A formação ampliou minha capacidade analítica e estratégica, proporcionando uma visão integrada entre a gestão de processos e a excelência do cuidado ao paciente’’. Complementando, a gerente destacou o incentivo do Complexo, que reforça o seu compromisso com a qualificação de suas equipes, mantendo o alto padrão de atendimento do hospital. ‘’E ter uma diretoria que apoia iniciativas de inovação e excelência, demonstra o compromisso do nosso hospital com a excelência do atendimento’’, concluiu.
Para o Diretor Presidente do CSSJD, Dr. André Waller, a conquista reforça o compromisso da instituição com a excelência: “A conclusão do mestrado pela Fernanda representa não apenas uma conquista pessoal, mas um ganho significativo para toda a instituição. Investir na qualificação dos nossos profissionais é investir na segurança, na inovação e na humanização do cuidado. Esse é o caminho que seguimos no Complexo de Saúde São João de Deus: valorizar o conhecimento como ferramenta essencial para transformar vidas”, ressaltou.
Contar com profissionais especializados em suas funções reforçam o compromisso do Complexo de Saúde São João de Deus com a qualidade, a segurança do paciente e a eficiência assistencial.