Gentileza gera Gentileza

Publicado em: 21/09/2016 Atualizado em: 22/09/2016 Por: Martielly Raissa

Projeto ‘‘Gentileza gera Gentileza - Pratique esta ideia’’ é desenvolvido no HSJD.

O que eu posso fazer pelo outro, que ele por si só não pode ou não consegue fazer naquele momento? Essa é a questão que nos faz refletir ao assistir o filme ‘‘A Corrente do Bem’’, longa metragem produzido no ano de 2000 com atores consagrados como Haley Joel Osment, o mesmo de ‘‘O Sexto Sentido’’ e Kevin Spacey, da série ‘‘House of Cards’’.

O filme foi exibido para dezenas de colaboradores  em  sessões no auditório do HSJD como lançamento do projeto ‘‘Gentileza gera Gentileza’’, desenvolvido pela Pastoral de Humanização e Voluntariado - PHV, GTH - Grupo de Trabalho e Humanização e Assessoria de Comunicação .

Os participantes, ao final da sessão, tiveram o compromisso de levar a ideia principal da obra cinematográfica para o dia a dia, sendo gentil com alguém sem pedir nada em troca, a não ser que passasse aquela gentileza a diante, formando assim uma corrente do bem ou uma teia de gentilezas.

A Neide Rodrigues do setor de Internação foi uma das espectadoras do filme que passou a ideia a diante. Para ela, ações como estas são muito importantes no ambiente de trabalho, principalmente hospitalar, pois ‘‘quando se realiza a gentileza é gratificante olhar e ver a pessoa se alegrando com aquele ato. Por isso, trabalhar desta forma nos nossos setores faz sim a diferença, não só para os pacientes mas também para nós colaboradores, pois o ambiente fica outro’’.

O projeto foi desenvolvido em preparação para a Semana da Humanização (pág.: 04) como forma de despertar os colaboradores da importância de sermos gentis uns com os outros, espalhando um sentimento de gratidão e solidariedade. Desta forma, várias foram as pessoas que participaram da ação, como por exemplo, a Amanda Teles do setor de Farmácia, que assistiu ao filme, formou sua corrente do bem e ajudou a Girlene Teixeira, que por sua vez retribuiu a gentileza com a Thaíza Graciela, do setor de Compras, que repassou para a Aline Cristina, do setor de Departamento Pessoal, e assim por diante, fechando o ciclo com o Renato Ferreira, do setor de Captação de Recursos.

Os participantes da ação tiveram seus nomes expostos em um painel no saguão do HSJD para que todos pudessem conferir de perto que simples ações, partindo de uma pessoa pode resultar, em um grande gesto de gentileza, no ambiente de trabalho na comunidade e por que não, no mundo?