Fisioterapeutas do CSSJD participam de curso sobre ventilação mecânica

Publicado em: 11/06/2022 Atualizado em: 13/06/2022 Por: Matheus Tavares

Encontro reuniu profissionais da saúde que realizaram simulação usando um pulmão de porco

Em busca de aprimorar ainda mais seus conhecimentos, e assim, oferecer cada vez mais um atendimento humanizado, e com as melhores técnicas, as Fisioterapeutas da Unidade de Terapia Intensiva – UTI Adulto do Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD, Daniele Aparecida Neves e Fernanda Laura de Sousa Moraes, participaram de um curso sobre ventilação mecânica, ministrado pelo Doutor em Ciências da Saúde e Mestre em Ciências Biológicas, Flávio Maciel Andrade.  

Durante o encontro, que foi realizado em Belo Horizonte, as profissionais da saúde, tiveram a oportunidade de associar teoria à prática. Para a atividade, foi usado o pulmão de um porco, adaptado em um ventilador mecânico, abordando patologias como: Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Covid-19 e simulando casos em pacientes neurológicos e cardíacos.

Para além da prática, o curso proporcionou a troca de experiências como descreve Daniele. “No encontro discutimos nossa prática diária, revisando fórmulas, cálculos, assincronias e ajustes do ventilador mecânico, para assim, garantir aos pacientes uma boa evolução e um menor tempo de internação dentro da Unidade de Terapia Intensiva”.

O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza as Fisioterapeutas pela participação e destaca a importância destes momentos, que permitem aos profissionais a troca de conhecimento e informações em instituições de referência em todo o mundo, para que a assistência seja cada vez mais qualificada ao povo mineiro!