Exposição de fotografias marca início das atividades do Outubro Rosa

Publicado em: 03/10/2018 Atualizado em: 03/10/2018 Por: Isadora Santana

Outras ações estão programadas para celebrar o Outubro Rosa

A Prefeitura de Divinópolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Complexo de Saúde São João de Deus, ACCCOM e outras instituições da cidade, deram início hoje às atividades em comemoração à Campanha “Outubro Rosa”. 

Para abrir as diversas atividades que ocorrerão durante todo o mês, foi realizada uma exposição de fotografias de mulheres que, em algum momento da vida, passaram por um tratamento contra o câncer de mama e foram curadas. 

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Sr. Amarildo Sousa, a ideia de promover a exposição veio da necessidade de mostrar que o autoexame possibilita o diagnóstico precoce, e que esta ação contribui para a cura desta enfermidade. “Queremos trazer não só números catastróficos de mortes ou novos casos diagnosticados todos os anos, mas também os números das sobrevivências, das vitórias, das pessoas que passaram por este tratamento. O intuito é dizer para as pessoas que elas podem fazer o autoexame e obter a detecção precoce. Que isso fará com que a mulher tenha um bom resultado no tratamento, assim como essas mulheres que hoje estão participando desta exposição fotográfica. É uma mensagem de esperança para nossas mães, nossas irmãs, nossas mulheres!”, destaca o Secretário.

Em acompanhamento na Unidade Oncológica do Complexo de Saúde São João de Deus, a Srª. Cida França, funcionária pública municipal, já realizou em outra ocasião um tratamento contra o câncer de mama e se diz muito realizada por participar do projeto e grata pela acolhida e hospitalidade de todos os profissionais que a atenderam. “Só tenho a agradecer, tanto da parte da ACCCOM, quanto da parte do São João de Deus. Nós somos muito bem atendidos! E cada vez que nos colocamos a disposição para fazer este tipo de trabalho, este ensaio, eu acredito que nós damos mais força para aquelas pessoas que também estão em tratamento. Porque quando elas nós veem com esse ânimo, com essa garra, com essa vontade de tratar, de viver, a fé fica acima de tudo!

Além deste evento, outras ações estão programadas para celebrar o “Outubro Rosa” como: 

- palestras educativas durante todo o mês nas unidades de saúde;
- corrida em parceria com a Secretaria de Esportes, o Complexo de Saúde São João de Deus e ACCCOM;
- concurso de vitrines em parceria com o Clube de Diretores Lojistas e Conselho da Mulher Empreendedora e;
- show com as mulheres na Praça do Santuário.