Evolução e anotação de enfermagem são discutidas durante treinamento para equipe assistencial.

Publicado em: 19/02/2024 Por: Letícia Ferreira

No encontro foram foram abordados os aspectos cruciais para o cuidado ao paciente e a tratativa das informações a serem vinculadas ao prontuário.

Os profissionais do Complexo de Saúde São João de Deus, tiveram a oportunidade de abordar uma questão fundamental para a qualidade da assistência ao paciente: o cuidado com a informação durante a evolução/ anotação de enfermagem junto ao prontuário. 

E para discutir sobre os detalhes e a importância da atualização contínua deste documento, que orienta a conduta clínica a ser adotada para cada paciente, a instituição organizou um treinamento convocatório destinado à toda equipe de enfermagem com o tema, "Evolução e Anotação de Enfermagem: uma Responsabilidade Legal".

Durante a palestra, ministrada pela fiscal do Coren, Dra. Camila Souza de Almeida, foram discutidos aspectos cruciais relacionados à documentação dos cuidados prestados aos pacientes, enfatizando a importância da evolução / anotação e da responsabilidade legal envolvida nesse processo, além de toda legislação envolvida. Os profissionais presentes tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades, visando garantir uma prática clínica cada vez mais segura e eficiente.

Para a Gerente da Rede de Urgência e Emergência do CSSJD, Simone Zanardi, as técnicas apresentadas durante o encontro, são essenciais e garantem a segurança dos profissionais e de cada paciente. “É de suma importância manter o registro de informações relativas ao paciente com dados cronologicamente precisos de modo a reproduzir a ordem de acontecimento dos fatos. Ela permite identificar a evolução do paciente, detectar alterações, acompanhar a assistência prestada e avaliar os cuidados prescritos. Foram apresentados toda a legislação que confere sustentabilidade a evolução e anotação de enfermagem”.

O Gerente Assistencial, João Francisco Avelar, pontuou que discussões como essas reforçam o compromisso do Complexo de Saúde São João de Deus com a excelência na assistência ao paciente. “A participação ativa e o engajamento da equipe demonstraram a importância atribuída à formação contínua e a busca quanto aos conceitos legais pertinentes ao profissional de enfermagem, garantindo a segurança do paciente e do profissional”, destacou.

Encontros como este reforçam a missão do Complexo de Saúde São João de Deus que preza pelo “compromisso em levar experiência segura e humanizada ao cliente com excelência nos processos, com responsabilidade social, de forma sustentável”.