Escola Técnica tem o maior número de formandos de sua história

Publicado em: 20/12/2019 Atualizado em: 27/12/2019 Por: Letícia Ferreira

Aproximadamente 96% dos formandos são contratados pelo Complexo de Saúde

Reafirmando a missão de “ser um Complexo de Saúde excelente no cuidado, na medicina e na produção do conhecimento, essencialmente humano e caloroso, garantindo a sustentabilidade econômica e financeira”, o Complexo de Saúde São João de Deus teve a satisfação de participar da realização do sonho de mais 194 alunos da Escola Técnica São João de Deus, que neste ano se tornaram oficialmente Técnicos de Enfermagem. E neste mês, a instituição celebrou a formatura de três turmas, totalizando apenas neste semestre 154 formandos. 

O Deputado Federal Domingos Sávio convidado pelos formandos recebeu com muita alegria este convite, que o coloca na história destes profissionais. “O Complexo de Saúde São João de Deus é referência não somente no atendimento de média e alta complexidade, mas também como o maior empregador de mão de obra qualificada em Divinópolis. Ser paraninfo das turmas de técnico de enfermagem neste ano é uma honra para mim, visto que participarei ativamente da qualificação de novos 154 profissionais que atuarão dentro e fora do Complexo. Tenho muito orgulho de ser representante e parceiro desta instituição que é tão fundamental na engrenagem social, econômica e de saúde na cidade”.
 
De acordo com a Gerente de Ensino e Pesquisa, Joelma Emirene, a escola está sempre buscando inovações para uma formação cada vez mais completa de seus alunos. “Aproximadamente 96% dos profissionais formados na Escola são absorvidos pelo hospital. A maior área de contratação da nossa instituição é o Corpo Técnico de Enfermagem, que conta com aproximadamente 700 profissionais e sem a Escola, o Complexo de Saúde não conseguiria manter a rotatividade natural de funcionários. Por isso, é importante para o hospital que possamos oferecer uma formação de qualidade”, afirmou.
 
Para a Superintendente Geral do CSSJD, Elis Regina Guimarães, a Escola Técnica é um divisor de águas no que se refere ao ensino teórico e ao aprendizado de novas práticas para os alunos que atuarão principalmente no CSSJD. “A prioridade do hospital, responsável por absorver praticamente todos os alunos, é se preocupar efetivamente com a formação de novos profissionais para que cada vez mais a qualidade assistencial e de gestão seja aprimorada. O ano de 2019 foi um marco no início das inovações em estudo, na formação de profissionais e na parte de pesquisas”, ressaltou.
 
NOSSA HISTÓRIA
 
A Instituição de Ensino foi fundada há 53 anos, antes mesmo da inauguração do hospital, tendo em vista a necessidade de preparar mão de obra qualificada para o início das atividades hospitalares. Atualmente, para cada turma, são oferecidas 70 vagas e aproximadamente 240 alunos se formam por ano.
 
Já qualificou mais de quatro mil profissionais de nível técnico que se encontram exercendo a profissão na cidade de Divinópolis e região, em vários estados do Brasil e também no exterior.  Os alunos fazem a diferença na arte de cuidar, pois são orientados a observar os valores do Complexo de Saúde São João de Deus, que prima pela ÉTICA • EMPATIA • TRANSPARÊNCIA • INOVAÇÃO • COMPETÊNCIA • AUSTERIDADE.