Escola de Enfermagem São João de Deus

Publicado em: 29/06/2016 Atualizado em: 29/06/2016 Por: Martielly Raissa

50 anos de ensino e muitas histórias.

Tudo começou em 1960. Um encontro providencial dos Irmãos Joaquim Fernandes e Diamantino Ferreira com o empresário e benfeitor Geraldo Corrêa, fez com que Divinópolis ganhasse um de seus maiores presentes desde a sua emancipação: um hospital de alta complexidade, capaz de atender não só a demanda da cidade, mas também de toda a região Centro-Oeste.

Começava então, em 1962, a construção do prédio que abrigaria não somente as dependências do Hospital São João de Deus, mas também a Escola de Enfermagem São João de Deus, que seria inaugurada quatro anos depois para que pudesse formar profissionais  qualificados com carisma de acordo com os valores da Ordem religiosa de São João de Deus, presente em todo o mundo. Foi então que em junho de 1966, no aniversário de 54 anos de Divinópolis, que Irmão Diamantino inaugurou a Escola de Enfermagem São João de Deus.

Ao longo de sua história, a instituição de ensino obteve várias nomenclaturas: Escola de Auxiliares de Enfermagem São João de Deus, Escola Técnica de Enfermagem de Divinópolis, Centro de Qualificação Profissional de 1º e 2º graus e por fim, Escola de Enfermagem São João de Deus. Embora tivesse outros nomes com o passar do tempo, a instituição nunca perdeu seu grande foco em treinar, recrutar e selecionar colaboradores para atuarem no Hospital São João de Deus e em diversas instituições de saúde Divinópolis e região.

Com todas as dificuldades de comunicação daquela época, vários foram os desafios para conseguir os primeiros alunos para atuarem na escola. Isabel Gontijo Maia foi uma das primeiras alunas, estudando entre os anos de 1968 e 1970 e se tornando funcionária da Escola e do Hospital São João de Deus entre os anos de 1978 e 2007. Dentre as várias funções que exerceu na Escola de Enfermagem, Isabel era responsável pedagógica e foi durante este período que ela viveu importantes momentos na história das duas instituições, das quais ela destaca a forma como a escola buscava captar pessoas para se tornarem alunos e posteriormente funcionários do futuro Hospital São João de Deus. “Na década de 70, nós arrebanhávamos alunos indo nas cidades vizinhas. O Hospital tinha uma combi e nós adaptamos um alto falante para divulgarmos as vagas. Chegando lá, no meio da praça, dizíamos bem alto: “venham todos fazer a inscrição para o curso de enfermagem”, e assim nós conseguimos muitas pessoas para estudar na escola. Perdigão, Araújos, Bom Despacho, Oliveira, Itapecerica, São Gonçalo do Pará e Carmo do Cajuru foram algumas das cidades que fomos. E assim foi... muita gente veio para Divinópolis devido ao nosso trabalho nestas cidades. O hospital oferecia um internato, onde hoje fica a “casa dos Irmãos” e os alunos pagavam este internato com trabalho. Eles aprenderam bastante e o hospital foi muito beneficiado”, relembrou Isabel.

Naquela época a escola formava apenas auxiliares de enfermagem e surgiu então a necessidade de formar técnicos de enfermagem, mais um grande desafio vivido por Isabel. “Quando surgiu a necessidade do Curso Técnico, o Ir. Lopes e eu, fomos à Uberlândia e Uberaba para que pudéssemos fazer o primeiro contato para trazer o curso para Divinópolis. A Diretora abriu as portas da escola e nos passou uma cópia do regimento interno com o programa de ensino, e assim fizemos a base do nosso curso técnico. Primeiro qualificamos nossos auxiliares de enfermagem que já trabalhavam no hospital. Levamos uns cinco anos para formar todos nossos profissionais daquela época”, relatou Isabel.

Diante de tantos anos de experiência, Isabel disse que tudo foi superado devido à dedicação e o amor dispensados à Escola. “A Escola de Enfermagem viveu trancos e barrancos, mas teve como lema o amor e enquanto existir esse sentimento ali, a escola não morrerá, porque o amor vence todos os obstáculos. Temos que ter muita persistência e fé, trabalhar com reta intenção para ser vitorioso lá na frente”, finaliza Isabel.

Neste ano de 2016, a Escola de Enfermagem registrou sua sexagésima sexta turma, atingindo um total aproximado de 3.860 alunos formados ao longo de toda a sua história. São técnicos em enfermagem e em radiologia, especialistas em enfermagem do trabalho e em instrumentação cirúrgica que fazem a diferença na arte de cuidar, pois foram orientados a observar os valores da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, que prima pela hospitalidade, qualidade na prestação dos serviços, respeito ao ser humano, responsabilidade, espiritualidade e competência técnica.