Equipe de Otorrinolaringologia do CSSJD é cada vez mais referência para o atendimento no Centro-Oeste de Minas

Publicado em: 21/11/2020 Atualizado em: 21/11/2020 Por: Matheus Tavares

Profissionais estão preparadas para diversos atendimentos na instituição

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, referência no atendimento de Alta Complexidade da região Centro-Oeste de Minas possui os melhores profissionais de várias especialidades médicas. Entre elas está a Otorrinolaringologia, cuja equipe é composta por três profissionais: Dra. Luciana Nogueira, Dra. Andressa Zanuncio e Dra. Jéssica Maia. Formada por profissionais altamente capacitadas, a equipe está sempre preparada para os diversos tipos de atendimentos, desde as urgências até as cirurgias de Alta Complexidade. 

De acordo com a Coordenadora desta especialidade, Dra. Luciana Menezes Nogueira Martins, dentre os serviços ofertados pela equipe de Otorrinolaringologia está a triagem auditiva neonatal, cujos testes são realizados por ela e pela Fonoaudióloga Luciana Santos Costa, e será implantada de forma universal na instituição. “A triagem é realizada com o teste da orelhinha nos bebês de baixo risco e através do BERA - Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico, um exame mais específico, que possibilita a visualização da parte interna do ouvido, a cóclea e o tronco encefálico nos bebês de alto risco, que geralmente são prematuros, possuem baixo peso, infecções ou fazem uso de alguns antibióticos na UTI que predispõe a perda auditiva”, comentou.

Ainda segundo a médica, a triagem é essencial, já que a perda de audição é um problema frequente e pode afetar diretamente o desenvolvimento da criança. “Quando você faz esse diagnóstico precoce da perda auditiva, você consegue estimular essa criança e tratá-la, seja através do implante coclear ou da prótese auditiva, para que esse estímulo precoce faça com que a criança não perca a linguagem. Isso é extremamente importante. Sem a fala, a criança pode sofrer com um possível isolamento social, o que é uma perda social muito grande”, explicou.

Além dos cuidados com a saúde dos bebês, a equipe de Otorrino do CSSJD se preocupa constantemente com outras enfermidades relacionadas à audição, que podem afetar pessoas de outras faixas etárias. Por isso, o Complexo de Saúde São João de Deus está preparado para várias situações voltadas aos cuidados com este sentido humano. “O hospital é capacitado na parte cirúrgica para a atenção e recuperação da audição, além do diagnóstico precoce através dos exames de triagem auditiva. Nesse sentido, contamos com a Dra. Andressa, para realização de cirurgias para reconstrução de ouvido médio, e casos de perdas condutivas, como estapedectomia e mastoidectomias, que são procedimentos importantes para a preservação da audição e tratamento das otites crônicas”, acrescentou Dra. Luciana.

Por meio de uma equipe extremamente qualificada, o CSSJD é o único local que presta este serviço de triagem auditiva de forma universal para os bebês assistidos pelo SUS, em todo o Centro-Oeste de Minas Gerais. “Toda a triagem é realizada no São João de Deus. Por isso destacamos que é muito importante a conscientização de toda a população de nossa região para que possamos conseguir trabalhar com essas crianças de forma precoce. Com a chegada da Dra. Jéssica também nos tornamos referência em implante coclear, estando capacitados para a realização desta cirurgia, que é de Alta Complexidade em Otorrinolaringologia”, finalizou a coordenadora.

Além de todos esses procedimentos realizados no CSSJD, as profissionais estão disponíveis para um atendimento especializado na Clínica de Consultórios São João de Deus. Entre em contato pelo telefone (37) 3216-6750 e realize o seu agendamento. Para conhecer mais sobre a nossa equipe de Otorrinolaringologia, acompanhe a Live “Saúde em Pauta”, que será realizada na terça-feira, dia 24 de novembro, às 19h30min., no Instagram do Complexo de Saúde São João de Deus (@cssjd_divinopolis).