Equipe de bucomaxilofacial realiza mutirão de reabilitação oral aos pacientes assistidos pelo REFACES

Publicado em: 06/01/2023 Por: Igor Borges

Somente no fim de 2022, vinte cirurgias de reabilitação oral foram realizadas no Complexo de Saúde São João de Deus

As Deformidades Craniofaciais são um dos temas com abordagem mais delicada, na saúde no Brasil, afinal, elas são visíveis aos olhos de todos, trazendo prejuízos funcionais, estéticos e sociais em casos mais severos, como a fala, capacidade de alimentação, e principalmente, impacto na autoestima e capacidade de relacionamento interpessoal. 

Por isso, é de extrema importância que os pacientes com essas deformidades, sejam acompanhados por um tratamento multiprofissional de qualidade, com oferta integral na sua reabilitação, tanto funcional, quanto social. Além disso, os acompanhamentos têm a função de devolver condições de reinserção ao meio de convívio e oportunidade de reestabelecimento funcional, gerando autoconfiança para que o paciente tenha uma vida normal. 

É de conhecimento e reconhecimento público que o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD oferece tal apoio, por meio do “REFACES - Centro de Assistência e Reabilitação às Deformidades Craniofaciais”. Mas, no final do ano de 2022, a equipe de bucomaxilofacial promoveu um mutirão de operações de implantes dentários. A ação contou com o apoio e voluntariado dos alunos do curso de especialização de bucomaxilofacial, da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – FASEH. No final do ano passado, a equipe realizou 20 cirurgias para reabilitação oral de pacientes com sequelas funcionais, e que são hoje, assistidos pelo programa REFACES.

O mutirão foi uma iniciativa dos alunos da especialização da bucomaxilo, em que os mesmos custearam as ações, contando ainda com o apoio da GE Hospitalar e dos cirurgiões, Dr. Pedro Paulo Brandão e Dr. Thiago Rodrigues de Aguiar, que ajudaram no fornecimento de materiais. Enquanto isso, o hospital auxiliou com a cessão gratuita do espaço, equipamentos e equipe de apoio. A ideia surgiu do aluno, Victor Almeida, que propôs o mutirão aos cirurgiões. Com isso, as atividades ganharam vida e atenderam a esses pacientes que necessitam das reabilitações dentárias.

Para o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Pedro Paulo, o mutirão foi uma oportunidade de ofertar os implantes dentários aos pacientes, e ao mesmo tempo, conhecimento aos alunos da especialização. “O mutirão foi uma ação voluntária em seguimento com a escola de especialização, e ocorreu apenas neste prazo determinado. Aqui no CSSJD atendemos pacientes com algum tipo de sequela, seja ela decorrente de fissuras, de tratamentos oncológicos ou de traumas de alta sinergia. Além disso, são os alunos que tomaram frente das operações, e decorrente disso, essa foi uma grande forma também, de proporcionar aprendizado a eles”, relatou.

O Complexo de Saúde São João de Deus inova, mais uma vez, seus projetos e proporciona, através deles, saúde e serviços sociais exemplares à sociedade. O hospital seguirá investindo na promoção de causas nobres, a fim de melhorar assim, a vida das pessoas, não só de Divinópolis, mas de todas as regiões, em que o REFACES é referência.