Em parceria com pacientes de nefrologia, nutricionistas do HSJD lançam 2° edição do livro “Cozir”

Publicado em: 07/03/2017 Atualizado em: 17/03/2017 Por: Isadora Santana

Receitas são voltadas aos pacientes com insuficiência renal

Será lançada nesta quinta (09) e sexta-feira (10), no pátio da Unidade de Nefrologia do Hospital São João de Deus, a segunda edição do livro “Cozir”, cujo objetivo é proporcionar uma maior variedade nutricional para pacientes renais crônicos.

Devido ao grande sucesso da primeira edição, lançada em maio de 2015 com coletâneas de receitas voltadas para o cotidiano, as nutricionistas Fernanda Chula e Eliana Rodrigues resolveram dar início à segunda edição do livro, desta vez com 54 receitas para datas festivas.

O evento que será realizado das 9h30min. às 11h, será destinado exclusivamente aos pacientes de nefrologia do hospital. De acordo com a nutricionista da Unidade de Nefrologia do HSJD, Fernanda Chula, os pacientes fazem parte da criação do livro, uma vez que eles cederam as receitas para as nutricionistas, que com o apoio da Unidade de Nefrologia do HSJD, puderam adaptá-las. “Os pacientes renais precisam ter cuidado com a alimentação. Eles devem ter o consumo reduzido de sódio, e ao longo da insuficiência renal precisam ter alguns cuidados em relação ao consumo de potássio e fósforo. Há uma série de restrições alimentares e poucas opções alimentares para eles. Por isso tivemos a ideia de adaptar receitas de maneira a torná-las possível para consumo diário deles”, explica a nutricionista.

Ainda segundo ela, os pacientes da hemodiálise foram convidados a participarem do projeto, com sugestões de receitas para datas como páscoa, festa junina e natal. A adesão deles à segunda edição do livro “Cozir” foi ainda maior que a primeira edição.“Nesse período de festas os exames sofrem muitas alterações, por causa do consumo de doces. E quando apresentamos a ideia para os pacientes, eles sentiram grande empolgação, principalmente porque a primeira edição do livro foi um sucesso. Assim, todas as receitas que eles nos passaram nós fizemos adaptações, e elas só foram para o livro depois que eles degustaram e aprovaram os alimentos”, acrescenta Eliana.

Durante o evento, algumas receitas estarão disponíveis para degustação, como arroz doce, bolo de cenoura, receitas de conservas, sal de ervas e temperos. Também terá sorteio para os pacientes que estiverem no local.

O projeto não tem fins lucrativos, e com o patrocínio do laboratório Baxter, todos os pacientes da Unidade de Nefrologia do Hospital São João de Deus receberão um exemplar de presente. Os demais interessados poderão fazer o download da versão digital do livro em PDF através do site do hospital, a partir do dia 10 de março.

CLIQUE NA IMAGEM PARA FAZER O DOWNLOAD DA VERSÃO ONLINE DO LIVRO: