Em mutirão de consultas oftalmológicas, 600 pessoas são atendidas no CSSJD

Publicado em: 26/08/2019 Atualizado em: 26/08/2019 Por: Isadora Santana

A Ação faz parte de um conjunto de parcerias, que possibilitou à população usufruir de serviços gratuitos e de qualidade.

Um dos sentidos mais essenciais para a grande maioria dos seres vivos é a visão. O olho humano é um órgão complexo e com alto grau de desenvolvimento, que necessita de um acompanhamento regular para prevenir problemas futuros e garantir que a saúde esteja sempre em dia. E foi pensando nisso que o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, em parceria com o Sincomércio, SESC Minas e a Prefeitura de Divinópolis, trouxeram para a cidade o Caminhão “MedSESC Oftalmologia”.

O Complexo de Saúde foi beneficiado com 200 consultas as quais foram disponibilizadas para seus colaboradores. Outras 400 consultas foram destinadas ao Sincomércio e Prefeitura, totalizando 600 pessoas beneficiadas.

Os atendimentos ocorreram do dia 02 de julho a 1° de agosto de 2019 e atingiu 100% do quantitativo pretendido. “O projeto MedSesc Oftalmologia contribui com a redução da demanda reprimida, minimizando a fila de espera da rede pública, mesmo tendo como foco o atendimento prioritário aos comerciários e seus dependentes”, informou Marcelo Alexandre Ferreira, Supervisor de Serviços Sociais do SESC - MG.

Ainda segundo o supervisor, uma consulta particular chega a custar até R$ 350,00 e a maior parte da população, por questões particulares, não dispõe de condições financeiras para arcar com o valor da consulta. “O número de pessoas aguardando por procedimentos ou atendimento com médico especializado na rede pública é grande, principalmente para consulta com um oftalmologista. Vários municípios não oferecem atendimento para essa especialidade, ou, quando oferecem, a espera pode demorar anos”, concluiu.

De acordo com a Superintendente Geral do CSSJD, Elis Regina Guimarães, o apoio a estas iniciativas está alinhado com o propósito da Instituição de Saúde. “Buscamos oferecer serviços de qualidade e cumprir com o nosso papel social, de levar aos 1,3 milhão de habitantes excelência no atendimento de média e alta complexidade, além de conforto e confiança”, explicou.

Em consonância ao relatado pela Superintendente, o Presidente do Sincomércio-Divinópolis, Gilson Teodoro Amaral, também afirma ser fundamental o apoio de parceiros para que essas ações se tornem realidade. “Quando encontramos pessoas com os mesmos ideais, nossos projetos se convergem num mesmo objetivo e através de nossas atitudes estes se tornam realizações. Mas é de fundamental importância a parceria para que estas ações se tornem realidade. Assim juntamente com o CDL, Prefeitura e, sobretudo a equipe do Complexo de Saúde São João de Deus, conseguimos realizar 600 consultas oftalmológicas, sem ônus para os pacientes. Esperamos com isso ter contribuído para a satisfação dos beneficiados e queremos deixar sempre as portas abertas para o Complexo de Saúde, para que possamos em novas oportunidades, estreitar nossa parceria através de ações concretas!­­


BALANÇO DOS ATENDIMENTOS

Das 600 consultas oftalmológicas ofertadas, apenas 9% dos pacientes apresentaram visão sem alterações. Os demais pacientes foram diagnosticados com alguma alteração visual: miopia (18,83%), hipermetropia (34,83%), astigmatismo (52,83%), presbiopia (47,5%), glaucoma (4,83%), catarata (11,5%) e ceratocone (0,83%).

Os médicos também identificaram a necessidade de receitar a utilização de óculos para 443 pacientes. Além disso, outros 73 pacientes foram encaminhados ao serviço de saúde municipal para continuidade do tratamento. Desses, 05 pessoas também precisarão de lentes corretivas.

É importante lembrar que um dos motivos da perda de visão pode ser causada pelo diabetes. Assim, os pacientes receberam orientações de cuidados com a saúde e exames de Glicemia Capilar, uma vez que a perda da visão pode ser evitada com exame oftalmológico anual e com maior controle do índice glicêmico.