Em dia histórico, CSSJD e ACCCOM inauguram Ala de Oncologia Pediátrica no Hospital do Câncer

Publicado em: 27/01/2021 Atualizado em: 27/01/2021 Por: Matheus Tavares

Serviço vai permitir que crianças e adolescentes da região possam fazer o tratamento oncológico em Divinópolis, diminuindo os deslocamentos em busca de assistência

O dia 26 de janeiro de 2021 ficará marcado na história do Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD com a inauguração da Ala para Tratamento Oncológico Pediátrico no Hospital do Câncer. A implantação é resultado da parceria entre a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas – ACCCOM e o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD. Em função das restrições pelas medidas de prevenção à COVID-19, a solenidade contou com um número reduzido de pessoas, contando com a presença de autoridades locais, representantes dos conselhos das instituições e médicos. O evento também foi transmitido em tempo real pelas mídias sociais da ACCCOM e do CSSJD.

O espaço foi construído com recursos captados durante a Campanha de Natal 2020 da ACCCOM intitulada “Roar Coragem”, sendo investido no projeto o valor de R$ 660 mil. Com a entrega, a administração do espaço ficará a cargo do CSSJD, seguindo os mesmos padrões de excelência no atendimento prestado aos pacientes adultos.

A implantação da Ala de Oncologia Pediátrica é um sonho antigo, que chega para preencher um vazio assistencial existente na região, uma vez que as crianças e adolescentes do Centro-Oeste precisam fazer longos deslocamentos em busca de tratamento. Com o serviço ofertado em Divinópolis, a distância na procura pelo tratamento se reduz, aumentando as esperanças das crianças e jovens que lutam contra o câncer. 

O Secretário Municipal de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva esteve presente no evento e destacou a importância do serviço para a região. “É um grande ganho para toda a região, não só para Divinópolis. É um serviço que vem suprir uma carência muito grande de todo o Estado, com um grau de especialidade que tem, que é a Oncopediatria. É um serviço que vem agregar tanto em complexidade quanto em especificidade para a nossa Macrorregião Oeste, principalmente para Divinópolis”, comentou.

O novo espaço atenderá, de forma simultânea, nove crianças na quimioterapia e duas em leitos. A Oncopediatria terá capacidade para atender, de forma geral, até 200 crianças. Inicialmente, os atendimentos começarão com 10. O número reduzido deve-se ao fato do novo espaço ainda não possuir o credenciamento do Sistema Único de Saúde – SUS, que provém de verbas de subsídio para a manutenção desta unidade. Porém, tanto o CSSJD quanto a ACCCOM investirão recursos próprios, muitos deles resultados de doações da sociedade, para que esse projeto possa crescer ainda mais, como explicou o Presidente Voluntário da ACCCOM, Wilson Martins. “Acho que demos um passo grande e com o novo projeto que temos, da expansão do Hospital do Câncer, acho que podemos pensar numa ampliação grande da Oncopediatria para que possamos nos tornar até uma referência no estado de Minas Gerais no tratamento das crianças. Gostaria de agradecer aos nossos doadores, que são os principais responsáveis por esse investimento feito pela ACCCOM”, destacou.

Representando o Conselho Curador da Fundação Geraldo Corrêa, Eduardo Soares destacou o impacto deste serviço para aqueles que precisam do tratamento oncológico pediátrico na região. “A Fundação Geraldo Corrêa fica muito feliz ao ver que temos um equipamento a mais para atender todo o Centro-Oeste mineiro. Começamos com número reduzido, mas com certeza, dentro de algum tempo essa demanda será dilatada e estaremos atendendo mais pessoas, que terão um tratamento especial e tornando a vida de muitas famílias menos dolorida”, disse.

Segundo a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, a inauguração da Oncopediatria é a realização de um grande sonho entre o CSSJD e ACCCOM e o próximo passo e fazer do serviço uma referência nacional. “Os projetos e os sonhos são muitos e eles estão acontecendo! Estamos aqui hoje colocando mais um importante serviço à disposição da comunidade e temos a certeza que se depender dele vamos sim ser essa referência, com muita dignidade, competência, caráter e principalmente com muito amor! Somos definitivamente apaixonados pela vida!”, acrescentou.

A nova Ala Oncopediátrica do Hospital do Câncer, intitulada Antônio Carlos Quirino Costa recebeu o nome em memória do irmão do Fundador do Hospital do Câncer, Dr. Roney Márcio Quirino, que juntamente à sua mãe, recebeu uma placa em homenagem. 

Com a inauguração, agora o Complexo de Saúde São João de Deus e a ACCCOM seguem contando com a parceria de todas as autoridades municipais, estaduais e federais para que possam contribuir para o credenciamento do serviço no Sistema Único de Saúde e ampliar o número de pacientes atendidos na Oncopediatria!