Dieta Start: CSSJD implementa dieta padrão inicial para pacientes admitidos na instituição

Publicado em: 19/10/2022 Por: Matheus Tavares

Projeto realizado pela Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional – EMTN é voltado aos pacientes que necessitam de dieta enteral

Visando aprimorar seus processos e atendimento, o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, através da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional – EMTN, implementou a “Dieta Start”,  projeto que cria uma dieta padrão inicial para todos os pacientes admitidos na instituição, que necessitem de dieta enteral.

De acordo com a Coordenadora da EMTN, Dra. Thaís Aparecida de Oliveira Tavares, em casos de internação de um paciente que necessite dessa dieta, os membros do Corpo Clínico prescrevem a “Dieta Start”.  “É uma dieta polimérica, normocalórica e normoprotéica. Além disso, o profissional médico e/ou residente solicita a interconsulta de um Nutrólogo para dar continuidade ao cuidado nutricional de forma individualizada”, explica.  

Segundo a Coordenadora, essa interconsulta é temporária, uma vez que após a contratação de nutricionistas, não haverá mais necessidade de solicitá-la, já que todos os pacientes com a Dieta Start receberão a visita do Nutrólogo. 

Ainda conforme relato da médica, o projeto também foi elaborado com o objetivo de prevenir complicações durante o período de internação. “O projeto foi elaborado de maneira a oferecer uma dieta inicial ao paciente já portador de sonda nasoentérica, gastrostomia ou jejunostomia ou mesmo àqueles sem condições de receber dieta oral. Ou seja, os pacientes receberão uma dieta que não acarretará complicações clínicas”, declara. 

O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza a EMTN pelo projeto implantado e pela dedicação dos profissionais para oferecer uma assistência nutricional de qualidade aos nossos pacientes.