Publicado em: 19/05/2022 Atualizado em: 19/05/2022 Por: Letícia Ferreira
Unidade recebe doação de colaboradoras e mães que se encontram com bebês recém-nascidos internados na instituição
Prestes a se tornar um dos maiores hospitais de Minas Gerais, o Complexo de Saúde São João de Deus inaugurou há pouco mais de dois anos um espaço especial para as mães e recém-nascidos de toda região Centro-Oeste: o posto de coleta de leite humano, que já captou mais de 45.700 ml deste alimento que é fundamental para o desenvolvimento dos bebês, um grande marco a ser celebrado nesta importante data, Dia Mundial de Doação de Leite Humano.
Para o coordenador das Maternidades do CSSJD, Matheus Lopes, o espaço vem para sanar uma lacuna que há muitos anos era solicitada pela população da cidade. "Um posto de coleta é a possibilidade de acesso à um apoio de qualidade para todas as mães que apresentam dificuldades na amamentação, ou para aquelas que tem seus bebês nos cuidados dos profissionais da UTI Neopediátrica e que agora possuem um espaço especial somente para elas retirarem seu leite. O espaço também é uma rede para aquelas mamães que desejam doar o seu leite para os bebês da UTI que tanto precisam", destacou.
A obra entregue no fim do ano de 2020, foi planejada com muito carinho e dedicação para assegurar que as famílias possam contar com mais este importante apoio. O posto de coleta do CSSJD disponibiliza de uma antessala, um aconchegante ponto de coleta e um espaço especial para o armazenamento do leite.
Para a médica, residente em Pediatria, Maria Luzia Freire, a entrega do banco de leite para a população foi mais uma importante conquista, afinal, a principal função dos bancos de leite e dos postos de coleta é o apoio e promoção do aleitamento materno. “Na instituição é coletado o leite excedente das nutrizes que é enviado para pasteurização e distribuído com qualidade certificada. O Posto de Coleta auxilia na redução da mortalidade infantil tendo em vista que, com o armazenamento do leite e as orientações adequadas para sua retirada, há a possibilidade de doações para àquelas mães que tem dificuldades de amamentar”, finalizou a residente.
Para mais informações sobre este importante projeto do Complexo de Saúde São João de Deus, faça contato com a Assessoria de Comunicação do CSSJD por meio do telefone (37) 3229 7409 ou whatsapp (37) 98817 0759.