Publicado em: 24/08/2023 Atualizado em: 24/08/2023 Por: Filipe Motta
Inicialmente, o consumo de papel do hospital reduzirá em 50%, o equivalente a um campo de futebol plantado por ano
Seguindo na inovação dos processos, o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD apresenta os benefícios do “Hospital sem papel” (paperless), nova era da instituição prevista para iniciar em outubro. O projeto abrange a adoção de prontuários totalmente eletrônicos, automatização dos processos e a eliminação de documentos físicos como fichas de atendimentos e de controle de pacientes e internações.
O uso de papel na instituição será, inicialmente, retirado a partir da recepção, passando por todas as etapas da jornada do paciente. Com isso, a disponibilização dos dados para profissionais e pacientes, de forma digital, garante segurança e agilidade no atendimento, trocando o físico pelo que pode ser visto até na tela do smartphone. “A tecnologia disponível na rede de saúde está entre uma das maiores carências no país, sendo que, hoje, possuímos ferramentas que possibilitam uma experiência totalmente diferente ao paciente, com o acesso a cada etapa do seu atendimento na palma da mão. Isso garante, além da segurança e agilidade, mas assertividades nos procedimentos, pois a checagem será do profissional e do sistema”, explica o Gerente de T.I., Webert Salvino.
Por isso, a aposta do CSSJD é, não somente na adoção de softwares, mas em uma mudança de cultura do físico para o paperless, aliando redução de custos e investimento na infraestrutura e pessoal. A meta da instituição, neste primeiro momento, é passar de 7,2 milhões de impressões por ano para 3,6 milhões, uma economia equivalente a 450 árvores e mais de meio milhão de reais no ano, valor que poderá ser revertido em outras áreas do hospital.
Dessa forma, mesmo com o claro benefício para a instituição, o apoio a quem é atendido é extremamente beneficiado por uma cultura paperless. "Esta grande transformação digital que estamos propondo tem como um dos seus objetivos principais a segurança dos nossos pacientes, e utilizaremos a tecnologia como aliada nos processos assistenciais. Cada profissional terá um dispositivo móvel para que possam realizar suas principais rotinas à beira leito do paciente. Além disso, com o prontuário digital, o arquivamento passa a ser totalmente eletrônico e tudo ficará em nosso servidor local, o que aumenta muito a responsabilidade da tecnologia para garantir a segurança destas informações. Para isto, estamos fazendo um enorme investimento em infraestrutura e também em sistemas mais modernos, ultrapassando R$ 2,2 milhões para mitigarmos os riscos que esta mudança requer. Por outro lado, com a eliminação do prontuário em papel, poderemos a curto prazo, contar com mais espaços físicos, que atualmente são utilizados para arquivar estes prontuários, ganhando assim, possibilidade de ampliação dos serviços prestados à população”, detalha a Diretora Presidente, Elis Regina Guimarães.
Com a adesão do “PaperLess”, o CSSJD atenderá os requisitos para receber a certificação da Health Information and Management Systems Society – HIMSS, , a maior associação de informática em Saúde do mundo que, por meio do certificado Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM), avalia o nível de maturidade dos hospitais em relação à adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente. A expectativa da instituição é a certificação nível 7, o mais alto da avaliação, até 2024, em que é preciso ser um hospital totalmente digital, ou seja, sem papel.
É um marco importante na jornada de transformação digital do CSSJD, que reconhecerá o compromisso da instituição em adotar tecnologias de ponta para um atendimento de excelência, assegurando sua visão de “consolidar-se como um dos melhores Complexos de Saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial, promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos”.