CSSJD se reúne com Ministério da Saúde para aquisição de novo Acelerador Linear para Hospital do Câncer

Publicado em: 14/03/2023 Por: Ígor Borges

Visita marca segundo passo para aquisição do equipamento, que poderá beneficiar até 100 pacientes por dia e aumentar a capacidade total de tratamento diário do setor de Radioterapia para 180 pacientes

O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD, através do Diretor Administrativo Jurídico, André Waller, o Assessor de Receitas Não Operacionais – RNO, Guilherme Lacerda, e o médico Radio-Oncologista, Dr. Jonathas Torraca, esteve em Brasília, para uma reunião no Ministério da Saúde, com a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde – SAES.

A visita teve como principal objetivo, viabilizar recursos para a aquisição de um novo equipamento de Acelerador Linear de alta tecnologia para o Hospital do Câncer, o qual visa substituir um dos aparelhos atuais, que possui mais de 20 anos de utilização e será descontinuado pela fabricante. Atualmente, este equipamento é responsável pelo tratamento de 40% dos pacientes em radioterapia.

Um dos grandes parceiros da instituição em tal processo é o Senador Cleitinho de Azevedo, que viabilizou esse encontro. 

A aquisição desse novo acelerador é imprescindível para a continuidade do tratamento dos nossos pacientes oncológicos, sendo necessário um aporte de R$ 9,1 milhões de reais. “ É importante ressaltar que, além da renovação do parque tecnológico da Radioterapia, este novo acelerador de alta tecnologia agregará novas técnicas, aumentando o número de atendimentos diários, a velocidade do tratamento e a redução do tempo total das sessões de radioterapia. Tudo isso com maior conforto para o paciente e menos efeitos colaterais. Atualmente, de 15 a 20% dos nossos pacientes são encaminhados  para Belo Horizonte para realizarem outras modalidades de radioterapia que não dispomos em nossa instituição. Com este novo acelerador linear, 100% dos pacientes realizarão todo o seu tratamento no Hospital do Câncer, incluindo nossos pacientes da Oncopediatria”, detalha Dr. Jonathas Torraca. 

O CSSJD agradece aos representantes do Ministério da Saúde por ouvir as necessidades da população que utiliza dos serviços prestados pelo Complexo de Saúde e permanece na expectativa da obtenção deste importe equipamento. Sem dúvida, essa ação agregará muito mais qualidade à saúde da Região Ampliada de Saúde Oeste de Minas Gerais.