CSSJD se prepara para receber projeto inédito no país para pacientes do SUS

Publicado em: 10/12/2021 Atualizado em: 10/12/2021 Por: Letícia Ferreira

Representante brasileiro de empresa sul-coreana esteve no CSSJD para alinhar parceria

Em busca de se tornar uma instituição de referência nacional em Alta Complexidade, nesta semana, o Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD deu mais um importante passo que revolucionará a assistência aos pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde. A instituição está entre os hospitais do país que podem ser beneficiados com um projeto inédito no Brasil que trará inovação no tratamento de deformidades craniofaciais.

Para se aproximar cada vez mais da concretização deste importante objetivo, representantes da CPMH - Produtos Médicos Hospitalares, parceira do CSSJD, intermediaram a visita de profissionais da Jeil Medical, uma empresa sul-coreana que traz para o país produtos de qualidade internacional aos pacientes do SUS. “Nosso objetivo é implementar no SUS materiais de ponta, com qualidade mundial. Então, isso nos dá uma satisfação muito grande, de fazer esse intercâmbio. Precisaremos montar uma logística, para treinamento de cirurgiões e troca de experiências”, destacou Francisco Sitta, Diretor Comercial da Jeil Medical no Brasil.

O projeto que consiste na aplicação de uma Pesquisa Clínica fornecerá aos pacientes atendidos um tratamento único e diferenciado, como explicou o Cirurgião Bucomaxilofacial, Dr. Thiago Rodrigues Aguiar. “Nossos pacientes receberão peças únicas, sob medida, com o objetivo de devolver as estruturas anatômicas perdidas devido ao surgimento de tumores ou qualquer outra patologia. Nós seremos os pioneiros em nosso país”, descreveu o médico.

Durante a visita às dependências da instituição, os profissionais conheceram diversos setores, dentre eles, o Refaces – Centro de Referência em Reabilitação às Deformidades Craniofaciais, estrutura oferecida a mais de 7 milhões de habitantes de cinco macrorregiões e que possui um diferencial para que o Complexo de Saúde receba esse projeto. “O CSSJD desenvolve um trabalho muito sério de excelência, com uma equipe motivada, extremamente competente e uma administração eficiente. Por isso, acreditamos que aqui seja o melhor local para que possamos desenvolver o projeto e, assim, levar essa tecnologia de última geração aos pacientes do SUS, concretizando este importante projeto”, afirmou Rander Pereira Avelar, responsável técnico da CPMH.

Sitta ressalta as observações de Rander. “Ficamos maravilhados com a estrutura do hospital, algo que só estamos acostumados a ver em grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo. Em alguns pontos, a estrutura do São João de Deus consegue se sobrepor”. 

Para o Diretor Técnico do CSSJD, Eliseu Albertin Teixeira, a concretização desta importante pesquisa clínica será um difusor na assistência aos pacientes do São João de Deus e na formação de novos profissionais. “Na visão de ser um hospital de ensino, junto com a incorporação de tecnologias que foram ofertadas aqui por essa empresa, somadas à equipe de Bucomaxilo, a tendência é que o Complexo de Saúde se torne um difusor de conhecimentos na área de deformidades craniofaciais. Então, para o hospital é importante para a região é importante, e vai de encontro às perspectivas que temos em relação de ser uma instituição de ensino”, frisou. 

A concretização deste sonho dos profissionais da Bucomaxilo, ressalta a importância de parcerias para tornar o atendimento aos pacientes do SUS, uma assistência cada vez mais eficaz, como ressaltou Dr. Thiago. “Contaremos com materiais importados que serão utilizados no atendimento aos pacientes do SUS. Isso é único no país. Estamos saindo anos luz na frente, mostrando que parcerias são construídas e geram benefícios diretos ao paciente, não somente aos nossos pacientes, mas também para a Clínica de Bucomaxilofacial e nosso Complexo de Saúde. Transformaremos a instituição em um centro de referência em treinamento”.
 
Para a Diretora Presidente do CSSJD, esta parceria destaca mais uma vez, o pioneirismo da instituição. “Se olharmos na linha do tempo do São João de Deus, nos lembraremos que há menos de cinco anos, só se falava em encerramento de importantes serviços à população. Hoje, não só superamos esses desafios, como seremos os pioneiros e teremos a exclusividade de uso destes materiais no SUS. Nós ofertaremos treinamentos aos outros profissionais, ganharemos muito, porque o conhecimento se multiplica” destacou. 

O projeto segue agora em fase de trâmite jurídico e após a aprovação do contrato, será criada uma agenda de treinamentos no São João para os profissionais que aplicarão estes conhecimentos para além da instituição. A concretização dessa parceria inédita no Brasil vem consolidar ainda mais o Complexo como um dos principais hospitais do país em assistência aos pacientes do SUS que receberão tratamentos cada vez mais únicos e exclusivos.