CSSJD se prepara para oferecer novo procedimento Endoscópico, a CPRE

Publicado em: 13/04/2021 Por: Matheus Tavares

Técnica reduz o tempo de internação e de recuperação do paciente

Em sua constante busca por oferecer procedimentos inovadores, o Complexo de Saúde São João de Deus iniciará em breve, os atendimentos por meio da técnica de Endoscopia das vias biliares e do Pâncreas, ou Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica - CPRE. A técnica pode ajudar no diagnóstico de doenças como cânceres, pancreatite, infecções e cálculos na vesícula. Normalmente, a CPRE está reservada para casos em que outros exames de imagem, como Ecografia ou Ressonância Magnética não conseguem indicar ou confirmar um diagnóstico. “Essa é uma Endoscopia que usamos para estudar os canais do fígado e do pâncreas. São dois órgãos que são frequentemente acometidos por doenças muito sérias, ameaçadoras. É um procedimento minimamente invasivo, no qual conseguimos resolver situações bastante complexas que antes só eram resolvidas através de cirurgias de muita morbidade”, explica o Médico Endoscopista e Cirurgião, Dr. Jamerson Gonçalves Dias, que será o responsável por inserir a técnica no CSSJD.

Aliado aos últimos ajustes com os testes nos equipamentos e aquisições de acessórios para iniciar em breve os atendimentos, também há o trabalho para oferecer este procedimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia, segundo Dr. Jamerson, é fazer com que a estrutura disponibilizada pelo CSSJD seja um diferencial para que os pacientes realizem o procedimento com a melhor estrutura possível, atendendo a demanda regional deste procedimento. “Já conheço a estrutura do São João de Deus há muitos anos. Sempre foi uma estrutura muito boa. É um hospital que atende a demanda da região inteira, principalmente os pacientes do SUS. Agora estamos vendo uma melhoria em relação ao que já tinha, que já era bom. A expectativa é que a gente possa trabalhar em uma instituição que nos dê todo o recurso para desempenhar um ótimo trabalho”.

São essas e outras ações que reafirmam o compromisso do Complexo de Saúde São João de Deus em investir em técnicas modernas, para que junto ao nosso atendimento de excelência, possamos garantir uma assistência completa e segura, para que o paciente seja sempre o centro dos cuidados recebidos em nossa instituição!