CSSJD reúne Vereadores e CMS para detalhar a atuação da instituição em toda Macrorregião de Saúde

Publicado em: 15/03/2024 Atualizado em: 18/03/2024 Por: Rubens Souza

Autoridades puderam aprofundar o conhecimento em diversos aspectos na área da saúde, desde a parte assistencial até a financeira

No último dia 06 de março, quarta-feira, o Complexo de Saúde São João de Deus recebeu no auditório da instituição, Vereadores e membros da Comissão Municipal de Saúde. O objetivo foi detalhar como o São João de Deus atua em toda a região, destacando diversos aspectos administrativos e assistenciais e demonstrando também o cenário assistencial atual, o Plano de Contingência Emergencial relacionado às Cirurgias Eletivas, o fluxo de Regulação dos Pacientes, Programa de Pactuação Integrada, contratualizações e etc..

Ao final do encontro, Matheus Elias Fernandes, membro do Conselho Municipal de Saúde, avaliou como muito positivo o resultado da reunião, uma vez que evidenciou muitos gargalos da saúde no município e que podem ser sanados com o apoio da Comissão e dos Vereadores. “Foi muito importante o que foi exposto pelo hospital por meio de seus Diretores, pois, a instituição enquanto prestadora de serviço, se demonstrou preocupada em informar, explicar, orientar a todos sobre diversos aspectos que fazem parte de nosso dia a dia, de nosso trabalho. Foi uma apresentação muito didática sobre como funciona a saúde pública, o que é porta de entrada e o que não é, as taxas de permanência no hospital, os pacientes que ele recebe de outras cidades e que não deveriam ser referenciados para ele, os procedimentos de baixa complexidade que ele realiza e que poderiam ser feitos em outros hospitais. Enfim... foi uma apresentação enriquecedora e de muito conhecimento adquirido”, disse Matheus.

Para José Marcelo David, também membro do CMS e representante dos usuários da rede de saúde, a reunião possibilitou a todos os presentes avaliar em quais pontos podem contribuir para uma gestão ainda mais eficiente de saúde na região. “Gostei muito de saber como funciona o trabalho feito pelo hospital, a dinâmica de como funciona a máquina administrativa e social que cobre o SUS. E é essa parte que nos interessa como usuários deste sistema. Gostamos também de saber como são distribuídas as ações, investimentos e recursos financeiros do CSSJD que tem uma extensão grandiosa. Foi muito produtivo conhecer os instrumentos de gestão utilizados pelo hospital e saber que nós enquanto membros do Conselho podemos ajudar em algumas questões dentro dessa grandiosidade que é chamada de São João de Deus. Agradeço a todos pelo convite, pela oportunidade de participação e espero que tenhamos outras capacitações dentro do hospital para que possamos aprender e conhecer como São João de Deus trabalha. Isso é muito importante para nós Conselheiros, para saber como lidar com as ações feitas pelo hospital e o que nos podemos fazer para ajudar para que as coisas aconteçam”, detalhou José Marcelo.

Também presente no evento, o Vereador Edson Sousa destacou a importância da instituição para Divinópolis e toda a região. "Eu acho que Divinópolis tem alguns patrimônios que pertencem a todo o povo e com toda certeza o Hospital São João de Deus, é um deles, bem como a Acom e os rios Itapecerica e Pará, que são patrimônios conjunto do povo. Essa reunião em que estive presente no São João de Deus, fiquei ainda mais satisfeito ao saber que além do compromisso com a vida, com o povo, como eles estão adequando uma administração transparente e humano para seguir cuidando de vidas", destacou o Vereador.

Durante as apresentações, a Diretora Executiva CEO do Complexo de Saúde São João de Deus, Elis Regina Guimarães destacou a ação do hospital em consonância com a Vigilância Sanitária com relação à decisão pelo não cancelamento de cirurgias eletivas e sim a ampliação de uma quinta cama em alguns quartos do SUS. “Foi importante destacar essa parte durante nosso encontro, porque precisamos que eles entendam o que motivou essa nossa decisão em parceria com a VISA e também para que propaguem essa informação a todos aqueles que por venturam venham a questioná-los sobre o assunto. Sabemos a importância de cada um destas autoridades para que possamos fazer uma saúde ainda mais integral em nossa região e principalmente, que estejamos alinhados quanto aos discursos e também entendimento sobre diversos aspectos da área”, explicou Elis Regina. 

André Waller, Diretor Presidente do CSSJD também avaliou como muito positiva a reunião e destacou que a atuação dos participantes na disseminação das informações será de extrema importância. “Vamos precisar muito que estas autoridades que aqui hoje estiveram presentes, enquanto formadores de opinião, divulguem amplamente como funciona a transferência de pacientes para dentro do São João de Deus e também expliquem o porquê que estamos abrindo novos leitos de SUS e mantendo as eletivas, enquanto outros hospitais estão suspendendo. São convidados estratégicos e que com certeza estão ao nosso lado, pois são conhecedores da complexidade que é a saúde e principalmente compreendem os nossos grandes gargalos, que por muitas vezes não se pode enxergar estando fora de nosso ambiente”, destacou Waller.

O Complexo de Saúde São João de Deus agradece a todos os membros da Comissão Municipal de Saúde e Vereadores que dedicaram um pouco de seu tempo a conhecer um pouco mais dos desafios vivenciados e superados pelo São João de Deus em seu dia a dia. Esperamos assim tornarmos ainda mais fortes e unidos para a promoção de uma saúde de excelência para toda a região!