CSSJD reúne Gestores e Líderes de setores para alinhamento da Auditoria ONA

Publicado em: 03/08/2023 Por: Rubens Souza

Auditoria acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto com o objetivo de manutenção do nível 1

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD reuniu na manhã desta quarta-feira, 02 de agosto, os Diretores, Gestores, Coordenadores e Supervisores, no auditório da instituição, para o detalhamento da auditoria ONA, que tem por objetivo a manutenção do nível 1 de Acreditação, conquistada em dezembro de 2022.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. No nível 1, conquistado pelo CSSJD, a organização de saúde cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O Certificado válido por dois anos, contudo é feito uma auditoria anual para verificar o cumprimento dos processos. “Ou seja, temos uma certificação que garante aos nossos clientes que a instituição está realmente mantendo a qualidade na qual ela se propôs a trabalhar. Ratificando o que foi concedido em 2022”, reforça a Diretora Presidente, Elis Regina Guimarães. 

Durante o momento, foi explicado o formato de auditoria que será realizada de forma híbrida (presencial e virtual) e em que momento estes irão ocorrer nos dias 17 e 18 de agosto, por meio dos grupos focais.

De acordo com o Assessor de Planejamento, Mowgon Azevedo, esta etapa não visa a obtenção do nível 2, pois se trata de uma norma orientadora da ONA, em que é necessário pelo menos uma manutenção antes de pleitear o upgrade. “A ideia é que na manutenção de 2024, possamos solicitar a obtenção do nível 2 ou até mesmo nível 3. Todos os nossos processos da Gestão da Qualidade são voltados para nível 3, evidenciando as melhorias e inovações que estamos trazendo para o Complexo de Saúde São João de Deus”, detalha Mowgon.

Para o Diretor Administrativo Jurídico, André Waller, o empenho e dedicação dos profissionais, mais uma vez será preponderante para a manutenção deste título. “Apesar de estarmos reafirmando nosso título de ONA nível 1, que garante a qualidade e segurança assistencial ao paciente, devemos ter em vista e em mente que estamos com um objetivo maior, que é o nível 3! Por isso, as melhorias propostas e, principalmente, os registros devem ser cada vez mais priorizados. Somente assim chegaremos na excelência dos processos”, destaca André.

A Diretora Presidente, Elis Regina Guimarães, explica que por mais que a instituição esteja passando para uma auditoria de manutenção, o objetivo é implementar os processos para a aquisição da ONA Nível 3  “Eu estou garantido agora, mas eu tenho que melhorar sempre. Porque as tecnologias e as pessoas mudam, novos protocolos e processos são aplicados, com novas metodologias. Então, para que eu possa conquistar e até mesmo manter a certificação ONA, eu tenho que estar fazendo melhorias contínuas em prol do nosso público-alvo. Então, em 2024, acreditamos estar preparamos e aptos ao Nível 3, com tudo que iremos implementar neste ano, uma vez que vamos garantir o nível 1 que é legislação, nível 2 que é os processos e agora então, estamos partindo para as melhorias contínuas, que são inúmeras. Mas, em 2024, com certeza, seremos ONA 3 – Acreditado com Excelência”, afirma. 

Esta é mais uma etapa que pode destacar ainda mais a instituição como referência no Estado e no País, indo ao encontro da nossa visão de “consolidar-se como um dos melhores Complexos de Saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial, promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos”.