CSSJD, referência nos cuidados com o AVC, realiza ação de conscientização sobre o tema

Publicado em: 30/10/2024 Atualizado em: 30/10/2024 Por: Michele Oliveira

O Acidente Vascular Cerebral acontece quando os vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área que ficou sem circulação sanguínea.

Considerando a prevenção como a melhor forma de cuidar da saúde, o Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD, referência nos cuidados com o Acidente Vascular Cerebral - AVC, realizou no sábado, dia 26, uma ação de conscientização sobre o tema, no Shopping Pátio Divinópolis. 

Estiveram presentes a Dra. Izabela Dayany França Feitosa, Neurologista; o Dr. Daniel Soares, Neurointensivista; o Gerente Assistencial, João Francisco Avelar Alves; a Coordenadora de Enfermagem da Unidade AVC, Danúbia da Silva Souto; os Enfermeiros da Unidade AVC e alunos do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica São João de Deus. Ao longo da ação houve a distribuição panfletos, aferição de pressão e esclarecimento de dúvidas sobre o tema. 

O que é o AVC?

O Acidente Vascular Cerebral acontece quando os vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área que ficou sem circulação sanguínea. Existem dois tipos de AVC, o hemorrágico, que ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia; e o isquêmico, que ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. 

O Dr. Daniel Soares,  Neurointensivista da equipe do CSSJD, contou que “durante a ação conversamos com a população e explicamos a necessidade do controle da pressão arterial, glicemia e outros fatores de risco do AVC. Além disso, orientamos a todos com relação aos sinais, sintomas e da necessidade de procurar atendimento médico o mais rápido possível”. 

A Dra. Izabela França explicou que o mês de outubro é conhecido como o mês oficial de prevenção do AVC, doença que é uma das principais causas de morte de incapacidade no mundo. “Muitos dos fatores de risco do AVC são evitáveis. Por isso, a equipe da Unidade de AVC do CSSJD e da Escola de Enfermagem se juntou para levar educação e saúde para a população. Durante o evento nós orientamos a população sobre o que é o AVC, a importância de controlar os seus fatores de risco, como a pressão alta, o tabagismo, o sedentarismo. A ação como um todo foi muito importante, pudemos levar muita informação para a população”, acrescentou.

Para o Gerente Assistencial do CSSJD, João Francisco Avelar, “a ação proporcionou uma aproximação com a comunidade possibilitando sanar dúvidas e trabalhar identificação de  sintomas na fase aguda e encaminhamento desse paciente para um serviço de referência”. 

Para o Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, ações como esta são importantes para sensibilizar a comunidade, capacitar as pessoas para identificar os sintomas do AVC e encorajar a adoção de hábitos saudáveis. “Acreditamos que a informação é uma ferramenta poderosa, por isso, valorizamos muito as ações que buscam promover conhecimento para além da instituição, uma vez que, ao orientar a população, não estamos apenas salvando vidas, mas fortalecendo uma cultura de saúde preventiva”, disse.

A realização de ações como esta vai ao encontro de valores do Complexo de Saúde São João de Deus, como colocar o cliente como centro do cuidado e ter uma comunicação assertiva com responsabilidade e engajamento