CSSJD recebe Prêmio Internacional de Empresa Brasileira do Ano

Publicado em: 11/05/2023 Por: Luísa Henriques

Em evento realizado em São Paulo, hospital também foi destaque na categoria “Empresário do Ano”

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD foi destaque na nova edição do LAQI – Latin American Quality Institute - Impact Summit - Brazil 2023, realizado nesta quarta-feira, 10 de maio, na cidade de São Paulo, em que foi reconhecido com o “Prêmio Empresa Brasileira do Ano 2023”, por sua destacada atividade empresarial e pelo compromisso de adequar-se ao Modelo de Excelência LAEM que forma o conceito de Responsabilidade Total.

A premiação internacional avaliou o papel do CSSJD no mundo empresarial dinâmico e mutante e sua responsabilidade na geração de oportunidades para o desenvolvimento da sociedade, destacando as ações realizadas pelo hospital na qualidade de cada um de seus processos e grupos de interesse, alinhando-se com as novas tendências empresariais globais. 

O Diretor Administrativo Jurídico, André Waller, destaca que a premiação avalia o Modelo ESG empresarial nos quesitos de desempenho ambiental, governamental e sustentável, sendo esse a base do Planejamento Estratégico do CSSJD. “É uma honra representar o São João de Deus e também toda a população, colaboradores e médicos que trabalham em nossa instituição. Recebemos um troféu que nos caracteriza como Empresa do Ano, um prêmio internacional, latino-americano, reconhecido em todas as instâncias, além de uma medalha de associação, que destaca nosso trabalho baseado no Modelo ESG, o que faz com que Divinópolis esteja em destaque no cenário internacional, de uma maneira positiva, com visão para o futuro”, explica. 

André e a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, também foram certificados como “Empresários do Ano”, pelo incentivo aos colaboradores a uma constante capacitação para a formação de novos líderes, com uma projeção humanística no desenvolvimento empresarial.  O São João de Deus também foi certificado nas categorias: 

• Certificado Internacional que identifica o CSSJD como Membro Ativo da Latin American Quality Institute;

• Certificado Internacional "Brazil Quality Certification", que respalda por 40 alianças estratégicas, localizadas nos cinco continentes, a credibilidade do hospital no mercado internacional.

Para Elis Regina, que chegou ao hospital quando ele estava prestes a fechar e, seis anos depois está sendo reconhecido internacionalmente, o prêmio comprova que uma gestão respaldada na ética e, principalmente, no cuidado ao paciente, faz a diferença em uma administração. “Essa premiação representa para nós, um hospital com 2 mil colaboradores, 400 médicos e que iria fechar no ano de 2016: uma superação, graças a uma gestão respaldada, exclusivamente, em princípios de qualidade, governança transparente e ética, além de uma preocupação com o desenvolvimento da nossa sociedade e com o meio ambiente onde estamos inseridos. Estamos aqui recebendo esse prêmio internacional, provando que uma saúde feita com respeito, mesmo atendendo 80% SUS, é viável e sustentável. Agradeço à  LAQI pelo reconhecimento, pois, hoje, nós trazemos para o cenário internacional o nome de Divinópolis, uma cidade do interior do Estado de Minas Gerais, em que atendemos mais de 1,3 milhões de habitantes, de 53 municípios”, finaliza. 

Além da premiação, o CSSJD, representado por seus Diretores e pelo Assessor de Comunicação, Rubens Souza Cabral, participaram no dia 09 de maio, de um painel da LAQI para desenvolver o “Modelo Q-ESG - Inspirando Negócios Responsáveis", o qual marca a pauta para que as empresas busquem obter um mundo melhor até 2030, acionando em sua gestão 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fomentados pela ONU.

“Atualmente, para alcançar a Qualidade Total Empresarial, as empresas devem estabelecer objetivos de triplo impacto (Ambiental-Social-Governança). Nesse sentido, capacitarem cada líder empresarial de nossa rede a aplicar uma gestão responsável que impacte na sociedade e contribua, ao mesmo tempo, para alcançar o objetivo mundial proposto pela ONU para 2030 através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é essencial”, declarou o fundador e principal executivo da LAQI, Daniel Maximilian da Costa.

Com esta cúpula empresarial, a LAQI procura a inter-relação entre os líderes participantes para que sejam exemplos de sucesso em seu país e amplifiquem esta visão responsável aos seus stakeholders, e que eles também se alinhem ao caminho para a ambicionada Responsabilidade Total.

Desta forma, o Complexo de Saúde São João de Deus agradece e parabeniza a LAQI e todos os seus membros pelo brilhante evento e pela premiação, que mais uma vez coloca o nome de nossa instituição nos melhores patamares da saúde no Brasil e no mundo!

Sobre a Latin American Quality Institute

A missão do Latin American Quality Institute – LAQI é ajudar empresas de toda a América Latina a fazerem a coisa certa para seus clientes e para o planeta. A instituição acredita que não se trata apenas de garantir um futuro melhor para todos, mas que faça sentido para os negócios, atendendo comunidades em questões de Qualidade Total, CSR, conformidade, risco e governança corporativa com inteligência de negócios e pontos de encontro atuais e dinâmicos.

A LAQI fornece inteligência empresarial a mais de 3.500 empresas a cada ano, em 19 países. Seus clientes também são ONGs, Think Tanks, acadêmicos, advogados, governos e consultorias. Com publicamos a mais recente revista de negócios responsáveis, website e relatórios de pesquisa. Suas conferências são amplamente reconhecidas como as melhores na área.