CSSJD recebe doação de prótese customizada para cirurgia de reconstrução de mandíbula

Publicado em: 11/03/2022 Atualizado em: 11/03/2022 Por: Matheus Tavares

Procedimento será realizado neste sábado, dia 12, em uma paciente de 48 anos

O Complexo de Saúde São João de Deus apresentou, na tarde desta quinta-feira, dia 10 de março, uma exposição de produtos recebidos da empresa PROMM. Os materiais serão utilizados em cirurgias realizadas pelo Centro de Assistência e Reabilitação às Deformidades Craniofaciais, o REFACES. Entre esses materiais, está uma prótese de articulação temporomandibular – ATM customizada, que foi doada pela referida empresa e será utilizada no próximo sábado, dia 12 de março, para uma cirurgia de reconstrução de mandíbula, em uma paciente do Sistema Único de Saúde – SUS, de 48 anos. 

Estiveram presentes na exposição toda a equipe do REFACES, o Gerente de Estratégia Administrativa, Amarildo Sousa, a Gerente SUS, Débora Karoline Mourão, a Supervisora de Estratégia SUS, Lorena Martins Rodrigues, o Gerente de Suprimentos, Adriano Luciano Ramos de Souza, além do Diretor Técnico, Dr. Eliseu Albertin Teixeira e do Diretor Administrativo Jurídico, André Waller.

A paciente chegou à instituição com o diagnóstico de um tumor benigno, chamado ameloblastoma. Com a realização da cirurgia para a remoção completa do tumor, ela perdeu parte da mandíbula, prejudicando movimentos funcionais de abertura, fechamento e mastigação. 

A paciente que receberá a prótese é a auxiliar de produção Eliane Aparecida de Melo Resende, de 48 anos, que descobriu o tumor há três anos e agora, junto com a família, vive a expectativa de retomar a vida normal, celebrando vitórias até nas ações mais simples do dia a dia. “Tenho planos para voltar a trabalhar e cantar, ações que gosto muito e voltar a comer sem dor. É vida nova, tenho muita esperança”, comentou.

Segundo o Coordenador do Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Odontologia Hospitalar da instituição, Dr. Thiago Aguiar, o procedimento disponibilizado pelo SUS traria mais dificuldades para a recuperação da paciente, pois seria necessário retirar uma costela para substituir a mandíbula, além do risco de não chegar a algo próximo da normalidade. “O que a gente conseguiu, através dessa parceria junto a PROMM, é o que a gente considera hoje como padrão ouro. É o que a gente tem de melhor na tratativa das reconstruções craniofaciais. É a oportunidade que estamos trazendo para essa paciente de ter uma reabilitação funcional e estética completa e o mais próximo da normalidade possível, sem os problemas de enxertos e duas cirurgias. Isso num ato cirúrgico único, numa localidade só, porque não necessita de enxerto, com tempo cirúrgico muito menor e uma previsibilidade muito maior de sucesso”, comentou.

De acordo com o Supervisor Geral de Vendas da PROMM, João Rolim, o caso chegou a empresa após o contato da equipe do REFACES, explicando a necessidade de uma prótese customizada. O produto foi desenvolvido com base nas imagens de uma tomografia computadorizada, atendendo as necessidades da paciente. Além do caráter social, da doação da prótese, a ação também é uma oportunidade de mostrar o produto investindo no paciente. “Investir no paciente faz com que toda a equipe do São João de Deus conheça a prótese e se sinta habilitada a utilizá-las em seus pacientes. A PROMM doa essa prótese, claro que o primeiro intuito é que a paciente se recupere e tenha qualidade de vida, mas no segundo momento, que o nosso produto seja conhecido e que através de ações como essa, possamos vender nossos produtos”, destacou.

Para a equipe, a cirurgia não representa apenas a possibilidade de solucionar de forma efetiva o problema da paciente, mas a chance de uma vida nova. “A questão social da paciente é algo que nos deixa emocionados de oportunizar essa reinserção. Ela vem de um quadro natural para os pacientes que são acometidos com ressecções em ossos da face, de uma reclusão do seio familiar, uma perda de autoestima, um peso muito grande e um fardo muito pesado que ela carrega. Isso gera na paciente um desânimo muito grande. A oportunidade que estamos dando para essa paciente é muito maior que a reconstrução. É devolver qualidade de vida. Devolver autoestima e vontade de viver”, avaliou Dr. Thiago.

O Diretor Administrativo Jurídico do CSSJD, André Waller agradeceu a PROMM pela parceria e destacou o empenho da equipe do REFACES neste trabalho, buscando a melhor alternativa para proporcionar uma melhor qualidade de vida à paciente. “Isso é o que a gente faz, a filantropia, é o bem do próximo. Agradeço a todos que fizeram a possibilidade de isso dar certo. Essa paciente vai ter a oportunidade de receber um material diferenciado, específico para ela. Se Deus quiser, vai trazer um pouco de conforto para sua vida”, acrescentou.

O Complexo de Saúde São João de Deus agradece à PROMM pela doação e parceria, para que a instituição continue investindo em tecnologia para que o nosso paciente esteja sempre como o centro do cuidado.