CSSJD recebe Cirurgiões Dentistas nacionais e internacionais para aprimoramento de técnicas no Refaces

Publicado em: 25/01/2024 Atualizado em: 26/01/2024 Por: Joao Pedro

Serão quatro dias de imersão nos protocolos aplicados no Centro de Assistência e Reabilitação às Deformidades Craniofaciais

Aconteceu na manhã da última quarta-feira, 24 de janeiro de 2024, a cerimônia de recepção dos cirurgiões dentistas vindos de Brasília, República Dominicana e México para uma experiência exclusiva proporcionada pelo Complexo de Saúde São João de Deus em parceria com a CPMH, empresa de tecnologia e inovação voltada para a área da saúde, com imersão completa no campo da Cirurgia Temporomandibular.

Os profissionais, referências nas localidades que atuam, vão aprimorar suas técnicas voltadas para Indicação de Próteses, Abordagem Fisioterápica de pré e pós-operatório, Técnica Cirúrgica aplicada no CSSJD, manejo das próteses ATM, acompanhamento pré e pós-operatório, além de discussão dos Casos Clínicos.

Para André Waller, Diretor Presidente do CSJD, tem feito a diferença na vida dos pacientes. “O Refaces, Centro de Assistência e Reabilitação às Deformidades Craniofaciais, é um grande orgulho para nós do Complexo de Saúde São João de Deus. Foi através dele que conseguimos expandir o número de pessoas atendidas, atingindo a incrível marca de 4,3 milhões, em quatro regiões. Só quem vivencia esse trabalho diariamente, sabe como a vida de cada paciente muda, elevando a autoestima e possibilitando a reinserção social”, contou.

Para a Diretora Executiva - CEO, Elis Regina Guimarães, esse evento reafirma a posição de referência do CSSJD. “O São João tem como visão ser referência na filantropia em termos de resolutividade assistencial e estamos sempre buscando trabalhar os vazios assistenciais, não só na questão da saúde, mas para proporcionar dignidade ao ser humano. Neste sentido, o ESG (Environmental, Social and Governance) se torna uma grande bandeira, reforçada com grandes parcerias como a feita com a CPMH, que doou um equipamento importante com valor de compra próximo a R$ 300 mil, possibilitando a fabricação de próteses de forma computadorizada. Com essa ação, nos tornamos o primeiro hospital filantrópico do país a ter essa tecnologia tão avançada para atendimento pelo SUS”, disse.

O Refaces - Centro de Assistência e Reabilitação às Deformidades Craniofaciais da instituição, foi inaugurado em 12 de abril de 2022 e conta com Clínica Odontológica Multiprofissional, Centro Radiológico Odontológico, Consultório de Fonoaudiologia, além de outras áreas de suporte dentro da instituição, oferecendo uma assistência completa aos pacientes com Deformidades Adquiridas e Congênitas, como os portadores de Fissuras Labiopalatais, Síndrome Apert, Síndrome Treacher Collins, dentre outras.

Com esse novo serviço, que já nasceu sendo referência, o Complexo de Saúde São João de Deus, passou a atender mais três Macrorregiões de Saúde de Minas Gerais, sendo elas Vale do Aço, Leste e Leste sul, totalizando 191 cidades e 4,3 milhões de pessoas.

Dr. Thiago Aguiar, coordenador do Refaces, destacou a importância do projeto que foi plantado há alguns anos e hoje tem dado bons frutos, tanto para o Complexo, quanto para as pacientes. “Esse trabalho tem sido desenvolvido há 4 anos e há 2 anos estamos operando efetivamente os pacientes. Alguns resultados positivos e melhorias de material fizeram com que a CPMH trouxesse profissionais do exterior para poderem acompanhar os serviços e os protocolos com o intuito de implementar em seus locais de origem”, destacou.

Dr. Hugo Cunha, profissional de Brasília e representante da CPMH, pontuou que as expectativas são as melhores possíveis durante a estadia em Divinópolis. “Com esse novo programa Observacional Cirúrgico, nós pretendemos, juntamente com o Complexo de Saúde São João de Deus, fazer uma expansão, possibilitando a divulgação dos produtos, a técnica cirúrgica e como esses protocolos são aplicados aqui, com o objetivo final de replicar essa utilização.{...} Pacientes que necessitam da utilização de próteses de articulação temporomandibular, normalmente já passaram por outros procedimentos com patologias, sem sucesso. O que a gente observa com esses produtos customizados e próteses de estoque é que elas conseguem devolver qualidade de vida, reinserção social e capacidade de obter as funções mastigatórias da forma mais natural possível”, pontuou.

Esse é um momento muito orgulho para o Complexo de Saúde São João de Deus que, com certeza, já entrou para a história ao ser referência internacional para implantação de suas técnicas em outros países! Agradecemos à nossa parceira CPMH e desejamos que esses dias sejam proveitosos e de muito aprendizado com as técnicas implementadas e executadas pelos profissionais do Refaces.