CSSJD recebe capacetes Elmo doados em campanha liderada pela FIEMG Centro-Oeste

Publicado em: 01/04/2021 Atualizado em: 01/04/2021 Por: Matheus Tavares

Equipamento é um projeto brasileiro, que pode evitar em até 60% as intubações e auxilia na recuperação pulmonar dos pacientes

O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 1º de abril, uma importante doação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG. Foram entregues ao CSSJD, 30 capacetes Elmo, adquiridos por meio de uma campanha realizada pela FIEMG junto à comunidade empresarial, que arrecadou doações para compra destes equipamentos para destiná-los às unidades de saúde públicas ou filantrópicas em todo o Estado, sendo o CSSJD um dos contemplados. A entrega teve as presenças do Secretário Municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, do Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, além do Diretor Administrativo Jurídico do CSSJD, André Waller e da Diretora Presidente, Elis Regina Guimarães. 

Além da FIEMG Regional Centro-Oeste, participaram da ação a ACID - Associação Comercial de Divinópolis, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro-Oeste de Minas - SINDUSCON - CO e SINVESD - Sindicato das Indústrias de Vestuário, realizando a doação de 60 unidades, sendo 30 para a Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto e outros 30 para o CSSJD.

O capacete, que é uma invenção brasileira, oferece suporte de ventilação não invasivo, que evita em até 60% as intubações e auxilia na recuperação pulmonar, mantendo a pressão positiva nas vias aéreas do paciente, evitando assim a insuficiência respiratória aguda. 

De acordo com o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, o próximo objetivo da campanha é ampliar o número de unidades doadas, para tentar desafogar o sistema de saúde do município. “Várias outras entidades da cidade estão na campanha conosco, como os industriais, os comerciantes, a sociedade e a ACID que já tem feito essa campanha conosco. Os doadores, principalmente aqueles do Centro Industrial tem colaborado muito. Em um primeiro momento, nós miramos chegar a 100 unidades doadas porque é bom para desafogar o nosso sistema de saúde”. 

A Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, agradeceu à FIEMG e demais parceiros pelo esforço e apoio com esta contribuição, pois os equipamentos serão de extrema importância no combate à COVID-19. “Estamos vivendo momentos muito importantes e a população precisa reconhecer que todos os órgãos estão muito incentivados a ajudar a salvar vidas. A FIEMG junto com os empresários estão trazendo mais uma possibilidade de recuperação dos pacientes com COVID”, comentou.

O Complexo de Saúde São João de Deus agradece à FIEMG e demais parceiros por mais esta contribuição. Atitudes como esta mostram que somente com a união de todos conseguiremos passar por esse momento tão difícil.

COMO POSSO APOIAR?

Cada capacete custa, em média, R$ 1.200. As empresas que desejarem doar acima deste valor, poderão escolher quais entidades públicas e/ou filantrópicas que estejam em situação de emergência receberão os capacetes adquiridos. O empresário interessado em contribuir precisa enviar o comprovante de depósito ou transferência para o email: hicastro@fiemg.com.br ou para o Whatsapp (37) 99803-4966, para que a FIEMG Regional identifique o valor arrecadado e destine a quantidade correta de aparelhos para o município. 

A conta para depósito é:
Banco: 756 - Bancoob 
Agência: - Cooperativa: 3330 - Sicoob Credifiemg 
Conta Corrente: 12.262-9
Favorecido: - Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG
CNPJ: 17.212.069/0001-81