CSSJD realiza treinamento em razão do Dia Nacional da Ética

Publicado em: 17/05/2024 Atualizado em: 23/05/2024 Por: Leticia Layla

A ação teve como tema “Fazer o Certo é o Certo a ser Feito” na qual abordou sobre a importância da ética no ambiente de trabalho e como sua colaboração é fundamental para à criação de um clima organizacional saudável e harmonioso.

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, através da equipe de Compliance realizou um treinamento sobre o Dia Nacional da Ética, direcionado para todos os colaboradores. A ação teve como tema “Fazer o Certo é o Certo a ser Feito” na qual abordou sobre a importância da ética no ambiente de trabalho e como sua colaboração é fundamental para à criação de um clima organizacional saudável e harmonioso.

A ação aconteceu nos dias 02 e 07 de maio, no auditório do CSSJD e contou com a participação de 485 colaboradores. Na recepção dos colaboradores foram distribuídos roller clips (porta crachás retráteis) com o tema da campanha. Durante o decorrer do evento foi realizado uma mini palestra sobre ética organizacional, com a Advogada Trabalhista, Dra. Soraya Augusta, além da realização de um Quiz (Jogo de Perguntas) com os presentes. Os vencedores receberam uma camisa personalizada do encontro.

Dra. Soraya Augusta, palestrante do evento, falou sobre o tema principal do encontro. “Durante o encontro enfatizei aos colaboradores o compromisso que eles assumem ao aceitar realizar um trabalho na empresa. É fundamental que ele valorize seus colegas de equipe com quem convive diariamente, compreenda a missão e visão da empresa e desenvolva um sentimento de pertencimento. O local de trabalho não é apenas um contrato de prestação de serviços com a remuneração como única contrapartida. Os colaboradores são parte integrante do ambiente de trabalho e devem adotar uma postura de responsabilidade, reconhecendo que suas ações e comportamentos refletem não apenas na empresa, mas também na sociedade como um todo,” salientou.

A Assessora de Compliance do CSSJD, Ana Carolina Furtado Pedri, falou sobre evento e de como o Compliance atua na instituição. “Foi com muito entusiasmo que realizamos este evento! Sabemos que é um trabalho minucioso a disseminação de uma cultura ética na organização. No entanto, o Compliance vem atuante nas relações do trabalho, recebendo denúncias, fazendo a disseminação do Código de Ética e do Canal de Denúncia, enfim... fazendo com que as relações na instituição sejam saudáveis, e que não tenha nenhum tipo de assédio, preconceito, nada que esteja em desconformidade com o nosso código, com as legislações e também com as políticas internas. É gratificante ver o entusiasmo dos colaboradores ao ganharem o presente com o nosso lema e os ver carregando no dia a dia essa mensagem. Nós do Compliance, vamos continuar firmes na disseminação desta cultura”, contou.

A Diretora Executiva – CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, abordou sobre a importância deste principio. “A ética é comportamental e tem preceitos que são muito bem definidos em nossa instituição. Começamos com esse conceito quando colocamos dentro do São João as primeiras normas sobre regulação que traz a equidade para o acesso das pessoas à saúde de alta complexidade. Além disso, é importante dizer que a ética sempre foi um dos valores institucionais e que nesse ano, ao fazermos o Planejamento Estratégico 2024/2027, trocamos o valor da ética por dignidade e integridade, para estarmos um passo a frente, pois ao realizarmos essa alteração, englobamos também a questão moral. Esse é um dos maiores valores do Complexo de Saúde São João de Deus”, salientou.

O Diretor Administrativo do CSSJD, Amarildo Sousa, falou como é fundamental a ética com os pacientes. “Durante essa comemoração do Dia da Ética, também daremos uma ênfase na relação da ética do colaborador com o nosso paciente, que é de grande importância e colabora para a recuperação dele. Aqui no São João de Deus preservamos o anonimato dos tratamentos feitos no paciente e não realizamos uma triagem moral das pessoas que chegam aqui, todas são tratadas igualmente, sempre na luz da ética. Isso é o que colabora também para que o Complexo tenha um código bem definido de conduta moral ao realizar o tratamento e o apoio aos nossos pacientes”, pontuou.

O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, contou como funciona o Compliance Officer. “A importância de tudo que está acontecendo agora é justamente para ter mais transparência em todas as relações da instituição, sejam com terceiros, colaboradores ou quaisquer pessoas que se relacionem com ela. Dessa forma, criamos então o cargo do Compliance Officer, que junto com toda a diretoria, realizou a criação de um código de ética e conduta e a contratação de um canal de denúncias externo. Esse canal preserva o anonimato completo do denunciante, trazendo mais transparência, eficiência e resolutividade em denúncias que são feitas. Denúncias essas que podem envolver inclusive diretoria. Diretoria essa que, havendo uma denúncia contra ela, contra um de seus integrantes, os mesmos não ficarão sabendo e toda a investigação ocorrerá de forma sigilosa, observando se aquela pessoa realmente praticou aquele ato que foi denunciado ou não, enquanto o nosso Compliance Officer discorrerá a respeito das atitudes que devem ser tomadas com relação ao fato e as soluções que devem ser criadas para tal”, explicou. 

O Complexo de Saúde São João de Deus está em constante busca para garantir dignidade e integridade a todos. A realização desse treinamento apenas reforça o compromisso em cumprir seus valores, para que dessa forma seja alcançado seu propósito de “cuidar com excelência do maior valor: a vida humana!”