CSSJD realiza Semana de Auditoria e Diagnóstico ONA

Publicado em: 21/12/2021 Por: Luísa Henriques

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD começou nessa segunda-feira, 20 de dezembro, a Semana de Auditoria e Diagnóstico ONA – Organização Nacional de Acreditação, momento de preparação para a auditoria final que será realizada em fevereiro de 2022. 

O momento, que contou com uma apresentação no auditório da instituição com a presença de Coordenadores, Assessores, Gerentes e Diretores, foi fundamental para apresentar o consultor do Grupo IAG Saúde, Victor Caldeira, que logo em seguida deu início às visitas nos setores com o objetivo de esclarecer dúvidas e aparar algumas arestas para a realização da auditoria final para a acreditação do hospital. “O objetivo é avaliarmos as conformidades dos processos internos em referências aos requisitos da ONA e preparar a equipe interna para que todos estejam seguros e conscientes de como funciona o processo de acreditação”, explica Victor. 

O consultor afirma que as auditorias internas seguirão os mesmos moldes daquela realizada pela ONA, contudo seu foco é de capacitação, desenvolvimento interno e avaliação. “A expectativa quanto a esse processo é muito boa. Passamos por um grande desenvolvimento interno. Acredito que essa semana sirva para fechar esse primeiro ciclo que as lideranças se organizaram. A ideia é que, a partir desse momento, façamos um relatório de identificação dos principais pontos fortes dos processos junto às equipes para estarmos preparados para receber a visita externa”, afirma. 

Para a Diretora Presidente, Elis Regina Guimarães, este é um momento importante para que a instituição esteja preparada para a acreditação da ONA. “Essa semana é fundamental para que os colaboradores e gestores tirem todas as dúvidas, uma vez que essa auditoria terá os fundamentos da ONA, mas que poderemos tirar dúvidas de como falar e apresentar. É um momento de preparação para conseguirmos, de fato, as acreditações ONA”, relata.