CSSJD realiza procedimento inovador para tratar câncer no fígado

Publicado em: 04/10/2021 Por: Matheus Tavares

Quimioembolização é uma das opções de tratamento do hepatocarcinoma e tem como objetivo reduzir o tamanho do tumor e sintomas, aumentando a sobrevida do paciente

Cirurgiões Vasculares do Complexo de Saúde São João de Deus realizaram um procedimento complexo e inovador na instituição: a Quimioembolização de um tumor hepático. O paciente foi um homem de 70 anos, que teve a operação realizada pelos Médicos Dr. Gustavo Laranjo e Dr. Robert Amorim, na Unidade de Hemodinâmica. Segundo Laranjo, o paciente é portador de cirrose hepática, sendo diagnosticado um tumor no lóbulo direito do fígado. “(O paciente) foi avaliado pela cirurgia geral e no momento não tinha indicação de tratamento cirúrgico. Foi optado, em conjunto com a cirurgia vascular, pelo tratamento da Quimioembolização desse tumor hepático. O procedimento ocorreu sem intercorrências e foi um grande sucesso", comentou.

Um dos objetivos da Quimioembolização é tentar reduzir o tamanho do tumor e aumentar o tempo de sobrevida do paciente. O procedimento é realizado por meio de uma punção na virilha, e por meio da artéria femoral, o cateter chega até a região da artéria hepática, identificando assim quais vasos estão irrigando o tumor, para que esferas junto de uma medicação quimioterápica sejam injetadas nos vasos e então diminuir a velocidade de progressão do tumor.  "No caso desse paciente, que já tem uma doença mais avançada, estamos visando a melhoria da qualidade de vida dele. Em pacientes com tumores menores, ou que não tem metástases e outras lesões, a ideia é embolizar esse tumor, diminuir o tamanho dele e melhorá-lo para uma possível cirurgia de tratamento curativo. A ideia é justamente reduzir o aporte sanguíneo desse tumor e “matar” partes dele, reduzindo o tamanho, para que o paciente tenha mais qualidade de vida e então possa progredir para um tratamento cirúrgico que seja mais eficaz”, acrescentou.

O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza os profissionais pelo sucesso no procedimento, que além de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente, torna-se um exemplo prático de alguns dos valores do CSSJD, sendo eles a visão inovadora dos médicos aliada ao trabalho em equipe para que o cliente esteja sempre como o centro do cuidado.