CSSJD realiza pela primeira vez na região cateterismo em prematura

Publicado em: 27/04/2023 Atualizado em: 27/04/2023 Por: Luísa Henriques

Procedimento foi realizado para fechamento de PCA e foi essencial para salvar a vida da recém-nascida

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD mais uma vez na vanguarda da saúde, realizou um procedimento inédito na Região Ampliada de Saúde Oeste, na última semana. Trata-se de um cateterismo para fechamento percutâneo de canal arterial para cardiopatia congênita de PCA – Persistência do Canal Arterial, que é presença de um canal que se fecharia nos primeiros dias de vida do recém nascido, mas, em alguns casos, permanece aberto gerando vários comprometimentos para o bebê. 

Enquanto o bebê está na barriga da mãe, o canal arterial é como uma ponte que conecta a aorta (a maior artéria do corpo humano) à artéria pulmonar, responsável por levar sangue ao pulmão. Esse canal, porém, deve-se fechar espontaneamente ao longo das primeiras 48 horas após o nascimento, com a expansão dos pulmões. 

No entanto, não foi o que aconteceu com esta recém-nascida prematura, que chegou ao mundo na 32ª semana de gestação. Com isso, os pulmões continuavam recebendo sangue, ficando sobrecarregados, enquanto os outros órgãos recebiam um fluxo sanguíneo reduzido, fazendo com que ela ficasse no suporte de oxigênio.

De acordo com a Cardiologista Pediátrica, Dra. Jaquelini Gonçalves Bertholini, é comum este canal arterial não fechar em prematuros, contudo é possível realizar esse fechamento com medicamentos, o que não ocorreu com esta recém-nascida. “Temos duas formas de resolver o PCA: por meio cirúrgico (com corte nas costas do bebê e cicatriz) e percutâneo, que foi o que realizamos. Hoje, esse procedimento é o que tem de mais novo e moderno na medicina, pois é minimamente invasivo, através de um punção, sem corte. Então usamos uma prótese, que é especifica para prematuros, que fecha esse canal hemodinamicamente”, declara. 

O Pediatra e Coordenador da UTI Neopediátrica, Dr. Júlio César Veloso, explica que nos seus 23 anos na unidade, esta é a primeira vez que o procedimento de cateterismo para fechamento percutâneo de canal arterial foi realizado aqui e em toda a Região Centro-Oeste. “A cirurgia a céu aberto pode causar um pós-operatório com complicações graves em prematuros. Já este (cateterismo) não apresenta grandes riscos ao bebê, mas em recém-nascidos prematuros, é um procedimento difícil. Entretanto, este procedimento foi crucial não só para salvar a vida desta criança, mas como também acelerar sua saída do hospital”, explica. 

Por ser inédito na região, além da médica do Corpo Clínico do CSSJD, Dra. Jaquelini, também foram convidados para participar do procedimento, o Cardiologista Pediátrico, de Belo Horizonte, Dr. Roberto Max Lopes, e o Cardiologista Intervencionista, especialista em Cardiopatias Congênitas, de São Paulo, Dr. Raul Arrieta.

Emocionado com a rápida recuperação da recém-nascida, Dr. Júlio Veloso, orgulhosamente anuncia sua alta hospitalar para este dia 27 de abril, com expectativas de ações cada vez mais visionarias na instituição em prol da vida dos bebês. “É algo que temos que valorizar porque é um meio para que outros pacientes possam buscar atendimento aqui. A cirurgia congênita ainda é um vilão a ser explorado aqui no Centro-Oeste, e o CSSJD tem toda a estrutura e potencial para continuar sendo pioneiro nisso”. 

O Complexo de Saúde São João de Deus deseja uma excelente vida e recuperação à paciente e seus pais e parabeniza a equipe envolvida neste momento histórico, que consolida o CSSJD mais uma vez na vanguarda da medicina, levando aos seus pacientes as melhores e mais avançadas técnicas, seguindo seu propósito de “cuidar do maior valor: a vida humana”.