Publicado em: 02/10/2024 Por: Michele Oliveira
O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD, realizou uma palestra para os colaboradores no dia 26 de setembro, com o tema “Dia Internacional do Surdo”, em comemoração à data celebrada no mesmo dia.
O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD, realizou uma palestra para os colaboradores no dia 26 de setembro, com o tema “Dia Internacional do Surdo”, em comemoração à data celebrada no mesmo dia.
A ação, que teve como objetivo promover um diálogo aberto e construtivo sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência (PCDs), contou com a presença da Auxiliar de Departamento Pessoal do CSSJD, Janaína Gonçalves Costa de Melo, e das palestrantes convidadas Vanessa Lameu de Lima Soares e Vitória de Oliveira Ramalho, que são surdas oralizadas, ou seja, se comunicam através da fala e da Língua de Sinais - LIBRAS.
Janaína Gonçalves, explicou que ao longo do evento os participantes compartilharam as suas dificuldades e experiências, enfatizando a importância da presença de intérpretes para facilitar a comunicação das pessoas surdas. “Eu falei sobre a questão de não usar o termo surdo-mudo. O correto é apenas surdo, porque eles podem aprender a falar, o surdo só será mudo se tiver alguma outra deficiência que o impeça de emitir os sons. Precisamos ter mais empatia e entender que essas pessoas vivem uma vida comum e são capazes de fazer tudo que os ouvintes fazem, então é importante promover a inclusão das pessoas surdas, aprendendo o alfabeto em Libras, as saudações, pelo menos o básico”, acrescentou.
Para o diretor presidente do CSSJD, André Waller, é extremamente importante garantir que nossos serviços sejam acessíveis a todos, adaptando nossas práticas para atender às necessidades de cada indivíduo, independente da sua condição. “Abordar essas questões, permite que o CSSJD identifique e implemente soluções práticas que melhorem a acessibilidade no ambiente de trabalho. Esse esforço demonstra o compromisso da instituição com a inclusão, promovendo um ambiente mais acolhedor, justo e respeitoso”, explicou.
Comemorar o Dia Internacional do Surdo é um passo fundamental para construir uma sociedade mais inclusiva, onde todos possam participar plenamente da vida social e cultural. É um momento para ouvir e aprender com as experiências da comunidade surda, reconhecendo sua resiliência e contribuindo para a construção de um mundo mais justo e acolhedor.