CSSJD realiza lançamento do projeto e início das obras do novo CTI Adulto

Publicado em: 28/03/2023 Atualizado em: 28/03/2023 Por: Ígor Borges

Novo espaço poderá comportar até 30 leitos e ampliará capacidade de atendimentos e internações na região
O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD teve o prazer de anunciar na tarde de hoje, 27 de março, o lançamento do projeto e início das obras do novo CTI Adulto. A apresentação ocorreu no auditório do hospital e teve o objetivo de apresentar o novo espaço, que contemplará os pacientes da Saúde Suplementar, desafogando os leitos já existentes no hospital. 
 
O evento contou com a presença da imprensa local, dos gestores da instituição e da coordenação de assistência e médica do CTI Adulto. Durante o lançamento, assuntos referentes à obra foram explanados, desde toda a estrutura física do projeto, além das necessidades do novo espaço, enquanto forma de melhoria de qualidade assistencial e de vazão de cirurgias. Houve ainda, um momento de entrevistas, quando a Diretoria, Coordenação Médica e Gerência de Infraestrutura puderam detalhar o projeto.
 
A Gerente de Infraestrutura, Luana Resende Fiore, ressalta que a obra será um grande avanço para a estrutura do hospital. “Esse é um projeto extremamente moderno, que conta com uma tecnologia inovadora, com todos os leitos equipados de um sistema de IT Médico na parte elétrica. Em relação à primeira etapa, é que ela seja concluída em um prazo de seis meses, ou seja, setembro desse ano”, relatou. 
 
De acordo com a Diretora Presidente, Elis Regina Guimarães, esse é um grande passo para aumentar ainda mais, a complexidade dos atendimentos da instituição. “A obra possui uma estrutura para acréscimo de 30 leitos de CTI, sendo que 10 desses leitos serão concluídos em uma primeira etapa, em setembro. O restante, porém, pode ser construído conforme demanda, uma vez que teremos toda uma estrutura de apoio e administrativa já construídos”, destacou. 
 
Através desta obra, o Complexo de Saúde São João de Deus, que é o maior empregador de mão de obra qualificada na região, busca melhorar e ampliar ainda mais, os atendimentos da Região Ampliada de Saúde Oeste. Assim, a instituição se aprimora em razão de seu propósito: “Cuidar do maior valor: a vida humana”. 
 
Sobre o novo CTI Adulto 
 
A obra possui mais de 1.300 m², contemplados com 30 leitos, sendo 10 deles, inclusos na primeira etapa do processo, além de farmácia satélite, posto de enfermagem e prescrição, sala de serviço, tanque de escovação, banheiros exclusivos para pacientes e diversas áreas administrativas e de apoio. Posteriormente, mais 20 leitos serão acrescentados, em outras duas etapas. Na fase inicial, o valor total está orçado em R$4.261.834,99, valor esse que pode ser acrescido, conforme novas etapas do processo. 
 
O espaço do novo CTI Adulto contará ainda com uma equipe especializada e com experiência na área. Composta por: 
7 Técnicos de Enfermagem por plantão;
1 Supervisor de Enfermagem por plantão;
1 Coordenador Geral, totalizando 33 profissionais da Assistência;
1 Médico Coordenador;
1 Médico Horizontal;
1 Médico Plantonista.