CSSJD realiza formatura para Residentes e Especializandos

Publicado em: 09/02/2024 Por: Letícia Ferreira

Os 19 formandos puderam celebrar este momento com muita gratidão e orgulho

A noite de desta quinta-feira, 08 de fevereiro, ficou marcada na história do Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD com a cerimônia de formatura para novos Residentes e Especializandos que concluíram seus programas de formação. Ao todo, 19 profissionais alcançaram novos títulos após dedicados anos de aprendizado.

Este momento é significativo tanto para a instituição quanto para os graduados, marcando o encerramento de uma jornada dedicada à oferta de saúde. A cerimônia ocorreu no Espaço Nobre Casa, reunindo Médicos Supervisores, Coordenadores de cursos, Gestores, membros do Conselho Curador e familiares dos formandos em especialidades como Anestesiologia, Cardiologia, Clínica Médica, Ginecologia, Medicina Intensiva, Nefrologia e Pediatria.

Até o momento, o CSSJD formou 171 Residentes e Especializandos, destacando o compromisso da instituição com a educação médica, buscando integrar conhecimentos teóricos e práticos, além de fortalecer a relação entre a Academia e os serviços prestados à comunidade.

A Dra. Laís Avelar, especializanda em Cardiologia, descreveu o momento como único na vida dos profissionais, expressando sua gratidão ao CSSJD pela oportunidade de realizar esse sonho e atingir metas. “Esta conquista é um misto de orgulho e gratidão. Afinal, a instituição possui um corpo clínico que desempenha, além do papel de ensinar a medicina baseada em evidências, nos ensinam sobre o cuidado e empatia, nunca esquecendo de que estamos tratando pessoas e não somente doenças. Aos que carinhosamente chamamos de “profs”, meu eterno agradecimento!”, exclamou.

O Dr. Eduardo Gomes Mattar, Coordenador do COREME - Comissão de Residência Médica, parabenizou os formandos pelo desafio superado, ressaltando a importância do crescimento intelectual alcançado. "Hoje é um dia que considero de extrema importância a todos vocês, que são guerreiros e que agora se especializaram. Além disso, com essa nova formação, vocês ampliam algo que ninguém tira de vocês: o crescimento intelectual. Então, parabéns a todos pela conquista, que não foi fácil, mas que com toda certeza, valeu todas as horas de dedicação e estudo”, parabenizou.

Com a nova turma de graduados, a instituição mantém seu foco em proporcionar um ensino de qualidade visando a excelência no cuidado aos pacientes. O Diretor Presidente, André Waller, destacou o compromisso do CSSJD com a formação profissional, considerando-o uma obrigação para um hospital que atende mais de 1 milhão de pessoas anualmente em 68 especialidades. “Hoje somos referência para 191 municípios, com isso, é nossa obrigação colocar nesse campo de aprendizado, pessoas com sede de crescimento. Então, entregar hoje esses 19 médicos especializandos e residentes para a sociedade, vindos de diversas cidades como Divinópolis, Formiga, Lagoa da Prata, Campo Belo, Bambuí, Santo Antônio Do Monte, Igarapé, Igaratinga, Itaguara, Pirapora, e até Mesmo Goiânia, não tem preço, pois é uma missão cumprida e mais vidas salvas”, relatou.

O CSSJD continua investindo em modelos assistenciais, parcerias inovadoras e práticas de desfechos assistenciais de alta qualidade, buscando oferecer formação de ponta, cumprindo seu Negócio que dispõe sobre a Governança Assistencial com foco na Alta Complexidade, nos vazios assistenciais e educação em saúde.