CSSJD realiza exame inédito para diagnosticar distúrbios de deglutição

Publicado em: 16/02/2024 Atualizado em: 16/02/2024 Por: Letícia Ferreira

Este procedimento é um exame radiológico contrastado

O Complexo de Saúde São João de Deus registra mais um marco histórico na área da saúde com a realização bem sucedida de um procedimento inédito na instituição: o Videodeglutograma

Este exame consiste no estudo da deglutição do paciente, sendo um exame radiológico contrastado, seguro e não invasivo que permite adequada avaliação da dinâmica da deglutição e das suas disfunções desde a boca até o estômago, isto é, em todas as suas fases (oral, faríngea e esofágica) utilizando alimentos em diferentes consistências e quantidades, e em diferentes visões. É considerado “padrão ouro” para avaliação funcional da deglutição.

Realizado pela Coordenadora da equipe de Fonoaudiologia, Waleska Soares e pela Fonoaudóloga, Christiane Cardoso, e com o apoio dos Técnicos em Radiologia, Marcos de Souza Epifânio e Roger André de Freitas e Silva e da Técnica em Enfermagem Fabiane Ferreira de Oliveira, este exame pode ser utilizado para diagnosticar uma variedade de distúrbios de deglutição e outros problemas relacionados.
Para o Gerente Assistencial, João Francisco Avelar a inclusão deste exame garante aos pacientes, serviços cada vez mais precisos. “A introdução do exame de Videodeglutograma reafirma nosso compromisso com a excelência clínica e a melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos. Este procedimento não apenas amplia nossas capacidades diagnósticas, mas também permite um acompanhamento mais preciso e personalizado, garantindo melhores resultados e experiências para nossos pacientes.”

O Diretor Presidente, André Waller ressalta a importância contínua da instituição em buscar a inclusão de novos procedimentos em sua gama de serviços. “Estamos comprometidos em fornecer o que há de melhor em cuidados de saúde para toda região. E este é um exemplo do nosso compromisso em investir em tecnologia e inovação para garantir o bem-estar e a segurança de nossos pacientes. Continuaremos a buscar incansavelmente novas oportunidades de aprimorar nossos serviços e oferecer soluções de saúde de ponta."

Ao realizar mais um procedimento inédito na na instituição, o CSSJD vem cumprir sua visão de “consolidar-se com um dos melhores complexos de saúde do Brasil em gestão assistencial, promovendo conhecimento, inovação e excelência nos processos”.