CSSJD realiza diversas ações para marcar o Setembro Verde

Publicado em: 15/09/2023 Atualizado em: 15/09/2023 Por: Letícia Ferreira

Instituição é a maior captadora de órgãos do interior de MG. Objetivo para 2024 é retomar a habilitação para a realização de transplantes

 

Você sabia que o estado de Minas Gerais tem a segunda maior fila de espera para transplantes do Brasil? Já são mais de seis mil pacientes aguardando uma oportunidade de recomeçar. E neste mês de setembro, todo país realiza um chamado à conscientização sobre a doação de órgãos, a campanha Setembro Verde.

 

O Complexo de Saúde São João de Deus, referência para o Centro-Oeste, em parceria com a equipe do MG Transplantes, realizou neste ano de 2023, 14 procedimentos para captação de múltiplos órgãos, graças a solidariedade das famílias e ao empenho da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT, que conta com uma equipe de enucleação, composta por médicos, enfermeiros e um psicólogo.

 

Esta equipe é responsável por identificar possíveis doadores, mediar o contato com a família e coordenar os procedimentos de captação, desempenhando um papel crítico no processo de doação de órgãos.

 

Vale lembrar que no Brasil, basta a autorização da família para que seja realizada essa captação. Por isso, é de suma importância que seja dito aos familiares sobre o desejo de ser um doador de órgãos. Você já conversou com alguém sobre isso?

 

Para destacar as ações realizadas pela instituição, o CSSJD realizará uma série de eventos voltados para esta campanha. Confiram mais informações no cronograma abaixo:

 

ILUMINAÇÃO DO PRÉDIO 2

Data: Durante todo mês de setembro

Local: Fachada do Prédio 2

 

PALESTRA PARA ALUNOS DA ESCOLA TÉCNICA

Data: 18/09 (segunda-feira)

Local: Escola Técnica São João de Deus

 

PALESTRA PARA ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DO CECON

Data: 14/09 (quinta-feira)

Local: Cecon

 

ENCONTRO DA SAÚDE

Data: 29/09

Local: Auditório do Sicoob DiviCred

 

VÍDEOS INFORMATIVOS

1º vídeo: Apresentação da Equipe da CIHDOTT

2º vídeo: Vídeo receptor e doador

3º vídeo: Explicando sobre a doação de órgãos – Equipe da CIHDOTT

 

STAND NA ENTRADA PRINCIPAL E PERTO DO REFEITÓRIO - Ações voltadas aos pacientes, visitantes e acompanhantes (diurno e noturno) para aferição de pressão arterial, esclarecimentos sobre a doação de órgãos e conscientização.

Data: 25 e 26 de setembro e 27 de setembro

Horário: 11 às 14 horas, no horário da ceia e 08 às 11 horas