CSSJD realiza diversas ações para marcar a 35º SIPAT

Publicado em: 17/12/2022 Por: Letícia Ferreira

Foram realizadas palestras, blitz educativa, Cine-Pipoca e uma exposição

O Complexo de Saúde São João de Deus realizou nessa semana a 35ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT. Com o tema “Segurança no Trabalho: responsabilidade de todos”, o evento promoveu a conscientização e a importância do uso correto de EPIs - Equipamentos de Proteção Individual para a garantia da segurança de todos no ambiente de trabalho. 

A abertura ocorreu na segunda-feira, 12 de dezembro, com uma blitz educativa no pátio de entrada dos funcionários,  para reforçar a importância da prevenção de acindentes, realizada pela equipe do Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho – SESMT. Além disso, o CSSJD realizou uma exposição com manequins no corredor de acesso ao Prédio 2, quando foram expostas as  vestimentas de proteção e EPI´s,  utilizados por diversos setores e profissionais da instituição. 
Neste ano, o filme escolhido para o Cine-Pipoca foi “O menino que descobriu o vento”. Já na quarta-feira, os profissionais puderam participar de uma palestra ministrada pelo Sargento Reformado do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e Professor da Escola Técnica São João de Deus, André Pires, que abordou as condutas a serem adotadas em casos de acidentes  e emergências  em casa e no trabalho.

“Marketing Pessoal: Valorize a sua marca”, foi o tema da palestra do penúltimo dia da SIPAT e contou com os conhecimentos do Especialista em Marketing Pessoal, Giovani Nunes. 

Dentre os participantes da SIPAT estava a Enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Karina Gomides, que apontou grandes oportunidades de crescimento aos profissionais. “É um evento em que há palestras de temas diversificados e atuais, os quais vem agregar valor tanto profissional quanto pessoal para cada um dos colaboradores envolvidos”, relatou. 

Para finalizar a SIPAT deste ano, os palestrantes Douglas da Guarda e Itamar Antônio Santos, abordaram o tema "Eu faço a Diferença na Segurança", trazendo grande comoção ao público presente. Douglas, que já sofreu um acidente de trabalho, finalizou sua fala para os profissionais refletirem: "segurança é muito mais do que normas, é amor à vida". 

A segurança deve ser uma prioridade para todos nós, tanto colaborador quanto empresa, como destaca o Diretor Administrativo Jurídico do CSSJD, André Waller. “Muitos acidentes acontecem por situações simples, como o não uso ou uso incorreto dos EPIs. Por isso, contamos com a parceria e colaboração de todos para que possamos prevenir esses acidentes, assim como foi demonstrado durante toda essa semana”, destacou.  

O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e o SESMT pela organização da SIPAT que vem contribuir para que a instituição siga trabalhando para preservação da saúde do colaborador e, espera que o conhecimento adquirido por todos os profissionais durante o evento, contribua para a redução constante do número de acidentes de trabalho.