Publicado em: 10/11/2021 Por: Letícia Ferreira
Procedimento pode proporcionar ao paciente um retorno mais rápido as atividades normais
Em busca de proporcionar aos pacientes procedimentos cada vez mais inovadores e minimamente invasivos, o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, em parceria com o renomado Neurocirurgião, Dr. Thales Moraes, passa a oferecer Cirurgia Endoscópica da Coluna, ou seja, cirurgias de hérnias de disco por videoscópica. Com isso, o paciente pode receber alta hospitalar no mesmo dia e voltar ao trabalho em até duas semanas.
Para implementar o procedimento no CSSJD, a equipe de neurocirurgia contou com o apoio do Instituto de Neurociência de São Paulo, em especial o médico Dr. Matheus Felipe Borges Lopes, que participou e auxiliou na realização do procedimento no Complexo de Saúde.
De acordo com o Dr. Matheus, durante o procedimento é possível acessar e remover a hérnia de disco, além de descomprimir a região. “Esta cirurgia prioriza a otimização dos resultados e consiste na utilização de endoscópicos associados às câmeras, e com auxílio destes instrumentos, fazemos uma incisão de aproximadamente um centímetro, causando um dano mínimo nas estruturas da coluna e na musculatura”, descreveu o especialista.
Por ser uma cirurgia minimamente invasiva, o pós-operatório é menos doloroso e há um retorno precoce das atividades normais como explica o Dr. Thales Moraes: “A incisão normalmente necessita de um ponto para o fechamento da pele e um pequeno curativo e os pacientes podem receber alta hospitalar após 3 horas do procedimento e em duas semanas já estão liberados para voltar à rotina de trabalho”.
No entanto, o Dr. Thales esclarece que antes da indicação do procedimento cirúrgico, o tratamento inicial para hérnia de disco inclui um período de repouso com medicamentos analgésicos, seguido por fisioterapia. “Um dos principais sintomas da hérnia de disco são fortes dores na coluna que consequentemente irradiam para as pernas, impedindo a realização de atividades simples, prejudicando a qualidade de vida do paciente”, explica o médico.
Para a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, este procedimento é um importante resultado para a instituição que possui em seu Corpo Clínico, profissionais capacitados para proporcionar aos clientes, inovação, saúde e qualidade de vida. “Seguimos em busca de nos destacarmos no cenário nacional de saúde. Por isso, a disponibilização desta cirurgia, em tempo recorde de recuperação, para os pacientes do São João de Deus é mais um fruto da dedicação de nossos profissionais em tornar nosso Complexo de Saúde uma referência nacional”, destacou.
O CSSJD parabeniza os profissionais pela introdução e sucesso do procedimento, que além de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente, torna-se um exemplo prático de alguns dos valores do São João de Deus, sendo eles a visão inovadora dos médicos, aliada ao trabalho em equipe, para que o cliente seja sempre o centro do cuidado.