CSSJD realiza cirurgia inédita na região em recém-nascida com Cardiopatia Congênita

Publicado em: 28/03/2023 Atualizado em: 28/03/2023 Por: Ígor Borges

Procedimento é realizado apenas em metrópoles como Belo Horizonte e São Paulo

Possuir uma visão inovadora é um dos principais valores do Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, que está sempre na vanguarda de serviços e procedimentos, como a primeira cirurgia na Região Ampliada de Saúde Oeste de correção de aorta em uma recém-nascida prematura, realizada na última segunda-feira, 20 de março, para tratamento de uma cardiopatia congênita. 

A aorta é o maior vaso do corpo humano, responsável por levar sangue rico em oxigênio para todo o organismo.  A coarctação é quando ocorre estreitamento (obstrução) na porção torácica descendente da aorta. Com isso, há dificuldade da passagem do sangue, provocando aumento da pressão nas artérias do cérebro e dos braços, além da diminuição da pressão nas vísceras e pernas. Dessa forma, a cirurgia na infância é essencial para proporcionar melhora significativa da expectativa e qualidade de vida dos pacientes. 

Por ser prematura, a recém-nascida estava abaixo do peso, com apenas um quilo e 500 gramas. Dessa forma, foi necessário esperar que ela ganhasse mais algumas gramas para que o procedimento fosse mais seguro. 

A cirurgia para a correção da coarctação de aorta foi realizada pelos Cardiologistas Pediátricos, Dra. Jaquelini Gonçalves Bertholini e Dr. Roberto Max Lopes. De acordo com a Dra. Jaquelini, o procedimento é extremamente delicado e necessita de uma atenção especial. “Devido aos altos riscos no transporte da paciente, optamos em realizar o procedimento aqui no hospital, além do fato da criança não ter muito peso, o que faz com que casos como este tenham o índice de mortalidade bem preocupante. Mas no fim, a cirurgia correu bem e fizemos história”, relatou. 

Para o Pediatra e Coordenador da UTI Neopediátrica, Dr. Júlio César Veloso, o procedimento foi a realização de um sonho. “É um projeto que eu venho idealizando há anos e isso casou com a necessidade real que temos aqui. Digo isso, pois todos esses pacientes são encaminhados para São Paulo ou Belo Horizonte, sendo que temos uma estrutura capaz de realizar esses procedimentos aqui. Então, espero que essa primeira operação fortaleça novos casos, porque acredito que aqui no CSSJD, temos potencial para que esse serviço comece, cresça e se estabeleça”, pontuou. 

O Complexo de Saúde São João de Deus deseja uma excelente recuperação à paciente e parabeniza a equipe envolvida neste momento histórico, que consolida o CSSJD na vanguarda da medicina, levando aos seus pacientes as melhores e mais avançadas técnicas, seguindo sua visão de “consolidar-se como um dos melhores complexos de saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial, promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos”.