CSSJD realiza cerimônia de transição do Serviço de Hemodinâmica

Publicado em: 03/05/2023 Por: Letícia Ferreira

O evento contou com a presença da Diretoria do CSSJD e de integrantes da Cardiolab

Em busca de consolidar cada vez mais como uma das principais instituições de saúde do estado de Minas Gerais, o Complexo de Saúde São João de Deus absorveu na tarde desta terça-feira, 02 de maio, o Serviço de Hemodinâmica, um importante serviço voltado para procedimentos cardiológicos, vasculares e neurológicos de Alta complexidade.

O Serviço de Hemodinâmica do Complexo de Saúde São João de Deus surgiu há 25 anos. No entanto, no ano de 2012, devido à necessidade de investimentos, um grupo de médicos que atuava na unidade, propôs a criação de uma empresa terceirizada que pudesse aportar os recursos e gerir a estrutura do serviço. Durante este período, o serviço foi coordenado pelos médicos Dr. Carlos Augusto Bueno Silva e Dr. Gustavo Lobato Adjuto, com apoio dos demais médicos que atuaram na Cardiolab, transformaram o serviço uma referência para toda região.

Durante a cerimônia de transição, foi anunciada a chegada de um novo equipamento de Hemodinâmica, que permitirá a realização de diversos procedimentos inovadores tais como: implante de Dispositivos de Estimulação Cardíaca; tratamento do AVC – Acidente Vascular Cerebral, Implante percutâneo de Valva Aórtica (TAVI) e diversos procedimentos endovasculares minimamente invasivos.

Para o Cirurgião Vascular e idealizador da Cardiolab, Dr. Gustavo Lobato Adjuto, o equipamento vem substituir um dos que se encontram em atividade, ampliando o hall de procedimento realizados na instituição, além de benefícios para o Corpo Clínico. “É um equipamento que possibilita a realização de procedimentos mais complexo na instituição, principalmente procedimento na área de neurointervenção e cirurgia vascular, procedimentos de Alta Complexidade. Este equipamento torna nosso trabalho em cardiologia mais preciso e mais seguro, inclusive, para nós profissionais da área, porque nestes equipamentos mais novos, conseguimos fazer a mesma coisa, com um pouco menos de exposição de raios-x, o que representa mais segurança”, explica. 

Para a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, os diversos desafios superados pela Cardiolab, juntamente ao São João de Deus, ao longo dos 12 anos de parceria, transformaram o serviço que tem grandes marcos históricos, como por exemplo, a realização de procedimentos inovadores e inéditos. “Hoje contamos com um serviço maduro, capaz de realizar procedimentos de Alta Complexidade em Cardiologia Intervencionista, Cirurgia Vascular, Neurointervenção e Eletrofisiologia, e essa sequência de vitórias seguirá sob a administração do CSSJD, que desta forma se consolidará ainda mais, com a permanência da realização de procedimentos inovadores”, pontuou.

Durante o evento, Elis destacou ainda que, ao trazer para a Hemodinâmica procedimentos antes realizados no Bloco Cirúrgico, possibilitará espaço para a realização de outras cirurgias neste setor, ampliando ainda mais a assistência a toda população. “Não temos dúvidas de que essa transição saudável trará inúmeros benefícios para a população e para o São João de Deus, com destaque para o grande ganho na capacidade de atualização do setor com novos e modernos equipamentos”.

Ao final do evento, o Capelão do CSSJD, Padre Cléver, abençoou os presentes e o espaço da Hemodinâmica, pedindo proteção para que a unidade possa prosperar e atender ainda mais a Região Ampliada Oeste. 

Ao absorver este importante serviço, que é fundamental para a assistência aos pacientes de casos de Alta Complexidade, o CSSJD busca seguir com sua visão de "consolidar-se como um dos melhores complexos de saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial, promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos".