CSSJD realiza cerimônia de formatura dos Residentes e Especializandos

Publicado em: 24/02/2023 Atualizado em: 24/02/2023 Por: Igor Borges

Formandos puderam celebrar momento com familiares e amigos

Na noite desta quinta-feira, 23 de fevereiro, o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD promoveu a cerimônia de entrega da Declaração de Conclusão de Residência Médica e Especialização. Ao todo, 25 profissionais conquistaram novos títulos, após anos de dedicação e aprendizado. 
 
Esse é um momento muito importante, tanto para a instituição, quanto para os formandos, uma vez que a cerimônia coroa uma caminhada tão bonita em prol da oferta de saúde. No evento, que ocorreu no Espaço Vitória Cândida, estiveram reunidos os Médicos Supervisores e Coordenadores dos cursos, Gestores do CSSJD e familiares dos formandos das especialidades de: Anestesiologia, Cardiologia, Clínica Médica, Nefrologia, Neonatologia, Pediatria e Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica.
 
Ao todo, o CSSJD já formou 153 Residentes e Especializandos, sendo o aprendizado um dos valores da instituição, visando oferecer aos médicos uma formação pautada no encontro entre conhecimentos teóricos e práticos e, sobretudo, a articulação entre a Academia e os serviços prestados à população.
 
O formando em Especialização em Nefrologia, Dr. Sidney Campdell Brandão, descreve o momento como único na vida desses profissionais. “Não existe uma palavra que possa significar o que este momento simboliza. Essa é a conclusão de sonhos e metas, já que finalmente podemos dizer que somos especialistas. Sou muito grato ao CSSJD por essa oportunidade. Pela sua importância, me sinto honrado em participar de um pedaço dessa história”, agradeceu.

Para o Coordenador do COREME – Comissão de Residência Médica, Dr. Eduardo Gomes Mattar, o crescimento dos programas de residência representa um grande desafio para o Corpo Clínico da instituição. "Hoje é um dia que considero de extrema importância a todos vocês, que são guerreiros e que agora se especializaram. Além disso, com essa nova formação, vocês ampliam algo que ninguém tira de vocês: o crescimento intelectual. Então, parabéns a todos pela conquista, que não foi fácil, mas que com toda certeza, valeu todas as horas de dedicação e estudo”, parabenizou. 

Com a nova turma de formandos, a instituição segue focada em promover um ensino de qualidade direcionado a excelência no cuidado aos nossos clientes. Desde sua posse, a Diretora Presidente, Elis Regina Guimarães, vem fortalecendo esse valor. “Nós do CSSJD temos na nossa missão e visão, a formação profissional, pois somos um hospital que atende mais de 1 milhão de pessoas por ano em 68 especialidades. Com isso, é nossa obrigação colocar nesse campo de aprendizado, pessoas com sede de crescimento. Então, entregar hoje esses 25 médicos especializandos e residentes para a sociedade, não tem preço, pois é uma missão cumprida e mais vidas salvas”, relatou.

O Complexo de Saúde São João de Deus segue investindo em seus modelos assistenciais, parcerias inéditas e modelos de desfechos assistenciais praticados apenas nos melhores hospitais do País, buscando proporcionar cada vez mais formação de ponta.