Publicado em: 12/06/2023 Por: Filipe Motta
O Cateter é recomendado para pacientes que precisam fazer algum tipo de tratamento em longo prazo de forma segura, garantindo a preservação da rede venosa periférica
O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD realizou uma capacitação para inserção do Cateter Central de Inserção Periférica, mais conhecido como cateter PICC. O procedimento é o mais utilizado nas UTI's – Unidades de Terapia Intensiva, podendo permanecer no paciente até o dia da alta hospitalar ou quando não houver mais necessidade.
O treinamento foi realizado com a Enfermeira Supervisora da UTI Adulto, Patrícia da Costa Teixeira, que após a conclusão da capacitação em Qualificação de Inserção de PICC, realizou de forma bem sucedida o procedimento. Ressalta-se, que o Enfermeiro pode inserir o PICC, desde que esteja qualificado para fazer isso, conforme a Resolução COFEN nº 258/2001.
O objetivo principal é permitir que a terapia intravenosa seja feita por um longo período de tempo, de maneira segura, sem precisar ficar realizando várias punções nas veias, o que pode causar estresse, dor e desconforto. Além disso, o procedimento conta com o auxílio do ultrassom, que tem a finalidade de guiar a punção possibilitando a realização de procedimentos invasivos à beira-leito.
O procedimento é muito usado principalmente em crianças, bebês, idosos e pacientes com câncer. “É gratificante ver o fruto de um trabalho bem sucedido, em que ao final de um procedimento, que beneficia o tratamento do paciente e, ouvir deles que não houve desconforto algum, é imensamente recompensador. A segurança no procedimento invasivo, com uma técnica estabelecida, proporciona conforto, segurança e inovação no tratamento do paciente”, declara a Enfermeira Patrícia.
O Gerente Assistencial João Francisco Avelar, exaltou a capacitação, sendo esta o início de muitas. “A Enfermagem sempre vem buscando inovar, e com esta capacitação, proporcionar um diferencial para nossos profissionais. Com o emprego do cateter PICC, possibilitamos conforto aos nossos pacientes que se enquadram na utilização do mesmo, atrelado a uma assistência de qualidade e segura”, destaca.
O CSSJD parabeniza a profissional pela conclusão da capacitação que trará diversos benefícios aos pacientes na assistência, destacando a visão da instituição de “consolidar-se como um dos melhores Complexos de Saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial, promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos”.